
A Cozinha Solidária do Grande Jangurussu, uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), está celebrando um marco significativo: a entrega da refeição de número 100 mil. O evento será marcado por um brinde especial com churrasco de picanha, cerveja e, para as crianças, refrigerante. A ação será realizada em conjunto com a base do Movimento, voluntários e convidados. Atualmente, o MTST tem 30 cozinhas espalhadas pelo Brasil.
No contexto do combate à fome, o Movimento também decidiu emitir uma carta aos pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas eleições do próximo ano propondo um projeto municipal de combate à fome. A proposta inclui a criação de bancos de alimentos ligados e gerenciados pelas cozinhas comunitárias. É proposta ainda a abertura das 360 escolas municipais nos fins de semana e feriados com serviços sociais de saúde e de alimentação.
No Ceará, o “Pacto Pelo Ceará Sem Fome” foi um dos principais pontos durante a campanha do governador Elmano de Freitas (PT). O programa foi instaurado, e, segundo o Governo do Estado, alimenta mais de 5.500 pessoas por dia somente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A meta do Executivo estadual é alcançar 1.298 unidades em todo o Ceará, com 100 mil refeições diárias.
LEIA TAMBÉM | Declaração de Luizianne sobre Elmano causa mal-estar no PT e “nota de esclarecimento”
Com o anúncio da carta enviada aos pré-candidatos, a expectativa é de que aliados do governador Elmano abracem a proposta. Até o momento, quatro nomes aparecem como possíveis candidatos a receberem o apoio do Governo do Estado: a deputada federal Luizianne Lins (PT) e os deputados estaduais Evandro Leitão, Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT).
