Menu

Cearense que tentou explodir bomba no aeroporto de Brasília é preso no Paraguai

O cearense Wellington Macedo, foi preso nesta quinta-feira, 14, em Cidade do Leste, no Paraguai. Condenado pela tentativa de explodir uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília no dia 24 de dezembro de 2022, o blogueiro foi preso pela Polícia Nacional do Paraguai, em ação que contou com colaboração da Polícia Federal (PF). A informações é do G1.

Na tentativa de ataque, o explosivo foi colocado em um caminhão de combustíveis, mas o motorista identificou uma carga desconhecida antes que a bomba fosse ativada. O homem de 47 anos, um dos três condenados ao ataque, será entregue às autoridades brasileiras ainda nesta quinta, pela tarde, na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu-PR à cidade paraguaia.

Enquanto os outros dois condenados –  George Washington de Oliveira Sousa e Alan Diego dos Santos Rodrigues – já estavam presos, Macedo estava foragido desde janeiro deste ano. No dia 18 de agosto, ele foi condenado a seis anos de prisão, em regime inicialmente fechado, além de pagamento de multa e R$ 9,6 mil.

QUEM É WELLINGTON MACEDO

Radialista de Sobral, Wellington Macedo já havia tido prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por incentivar atos antidemocráticos no dia 7 de setembro de 2021. Desde então, ele cumpria prisão domiciliar e usava tornozeleira eletrônica. Ainda assim, frequentava um acampamento bolsonarista. Ele também coleciona processos por vídeos atacando políticos locais e professores da rede de ensino de Sobral.

Wellington Macedo já foi candidato a deputado federal pelo PTB, nas eleições de 2022. O blogueiro, inclusive, já integrou quadro de comissionados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos durante o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).