O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), participou de cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza, nesta sexta-feira, 1º. Esta é a primeira vez que o pedetista, do grupo político do ex-ministro Ciro Gomes, participa de evento oficial com Lula desde que o petista assumiu a Presidência. Na última passagem de Lula pela capital cearense, Sarto alegou apresentar um quadro de síndrome gripal, impedindo sua ida à cerimônia de lançamento de programas na educação, ocorrido no Centro de Eventos.
Na entrada de Lula, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), um gesto chamou atenção. Sarto ficou na segunda fileira de autoridades, de forma isolada. Seu correligionários, os deputados federais Guilherme Bismarck e Mauro Filho ficaram na mesma fileira, mas na outra ponta, sem contato direto com Sarto. O líder do Governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT), em dado momento logo no início da cerimônia, se levantou de sua cadeira e cumprimentou Sarto.
Crítico do prefeito, Guimarães é uma das principais lideranças do PT no Estado e participa das articulações para definir o candidato da legenda à Prefeitura de Fortaleza. A ala do partido defende candidatura própria em 2024.
A pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza pelo PT, a deputada federal Luizianne Lins (PT), também esteve presente no evento, tendo chegado pouco depois do início da cerimônia. Ao subir ao palanque, a ex-prefeita passou direto por Sarto, em um primeiro momento. Minutos depois, no entanto, a petista deu um cumprimento discreto ao gestor. Luizianne é crítica do prefeito e, nas últimas eleições, em 2020, travou uma disputa interna com seu partido, que apoiou Sarto em Fortaleza.
