O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a implantação de uma unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) no Ceará. A fala foi nesta sexta, 1º, em cerimônia de aniversário dos programas de microcrédito urbano (Crediamigo) e rural (Agroamigo), na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza. “O Ceará é o Estado que mais tem gente que ganha medalha de ouro, e quando vai fazer concurso para o ITA, 40% dos alunos [aprovado] são daqui”, explicou.
Ainda conforme o chefe do Executivo, a construção da unidade é um “prêmio de merecimento pela qualidade de estudo” do Estado.
Pela manhã, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno visitaram as instações da Base Aérea de Fortaleza, onde vai funcionar uma nova sede do ITA.
No início do mês de agosto, foi assinado um acordo de cooperação para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus do ITA ou uma faculdade de engenharia no Estado. Na ocasião, a cerimônia de assinatura contou com as presenças dos ministros da Educação, Camilo Santana (PT); da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; do Brigadeiro Damasceno, comandante da Aeronáutica; e do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
FACULDADE DE MEDICINA
Segundo Lula, outro investimento na educação será a construção de uma Faculdade de Matemática no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente, quem ganhar medalha de ouro em matemática “será levado para a faculdade”. “[Os alunos] vão ficar quatro anos morando e estudando lá. Queremos que nossos gênios não saiam do Brasil, queremos que fiquem aqui, se preparem e sejam gênios dentro do Brasil para darmos um salto de qualidade”, disse.
Com colaboração de Rodrigo Rodrigues.
