Menu

Lula suspende agendas no Ceará marcadas para a próxima sexta-feira (1º)

Foto: Natinho Rodrigues

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ceará, que ocorreria no próximo dia 1º de setembro, foi suspensa, conforme informou o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT). O parlamentar teve uma reunião nesta segunda-feira, 28, com a cúpula petista. O motivo da suspensão não foi revelado. Conforme o parlamentar, uma nova data para o encontro será anunciada em breve.

Inicialmente, Lula cumpriria duas agendas no Estado, uma em Fortaleza e outra em Iguatu, no Centro-Sul do Estado. Na Capital, o petista iria participar das comemorações de 25 anos do programa Crediamigo e 18 anos do Agroamigo, ambas iniciativas do Banco do Nordeste (BNB). Já no Interior, Lula visitaria obras da ferrovia Transnordestina, um dos projetos de sua gestão voltadas para a Nordeste.

Nesta segunda, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), adiantou que o presidente Lula deve vir ao Ceará até o fim de setembro para anunciar oficialmente a primeira base do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fora de São Paulo. No começo deste mês, os ministérios da Defesa e da Educação oficializaram um o acordo de cooperação para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do ITA em Fortaleza.

“O presidente Lula está empolgado, assim como o ministro Mucio [Monteiro Filho], do Ministério da Defesa, ao qual o ITA é vinculado. Ele estará aqui, nesta semana, para visitar as instalações, porque a ideia é utilizar a Base Aérea [de Fortaleza] para ser a sede. Espero que até o final de setembro o presidente Lula venha ao Ceará para anunciar esse importante legado para o povo cearense, até porque a maioria dos alunos que passam no ITA são cearenses“, disse Camilo, em cerimônia no Centro de Eventos.