Menu

Jericoacoara vai expedir decreto proibindo trânsito de veículos em ambientes naturais

A Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara se comprometeu a expedir decreto municipal proibindo o trânsito de veículos na proximidade de ambientes naturais como lagos, lagoas ou dunas. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 6, após audiência convocada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), no último domingo, 4.

No domingo, veículos do tipo Utility Task Vehicle (UTV; em português, Veículo Utilitário Multitarefas) foram flagrados transitando dentro da lagoa e em cima de dunas, mesmo com placas informando sobre a proibição do trânsito de veículos em tais locais.

Assim, o trânsito de veículos do tipo UTV ou quadriciclo sem identificação dentro da Vila de Jericoacoara, ou quaisquer outros veículos próximo de lagos, lagoas, dunas, restingas ou qualquer área de preservação permanente fica proibido.

A AUDIÊNCIA

A audiência no MPCE foi conduzida pelo promotor de Justiça Marcos Luiz Nery Filho, titular da Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara. Além dele, participaram do momento, também, o prefeito da cidade, Lindbergh Martins (PSD) e a procuradora geral do município, Samantha Santos Sousa. Foi debatida a aplicação de medidas urgentes de combate ao fluxo de veículos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, conhecida também como Lagoa do Paraíso.

Marcos Luiz Nery Filho ressaltou que também irá se reunir com o prefeito do município de Cruz, João Muniz Sobrinho (PSDB). A cidade conta com 70% do território da Lagoa do Paraíso. O objetivo é solucionar o problema de trânsito de veículos na região.