Menu

Copa do Brasil: Fortaleza enfrenta o Palmeiras nesta quarta-feira (17) pelo jogo de ida

O Fortaleza joga nesta quarta-feira, 17, contra o Palmeiras/SP, no Estádio Allianz Parque, em São Paulo-SP, às 19h, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Decidido em duas partidas, este será o jogo de ida do confronto, com o segundo embate marcado para daqui a duas semanas, no dia 31, na Arena Castelão. A partida terá transmissão do SporTV e do Premiere.

O Fortaleza vai para o jogo com uma sequência de três empates, 1 a 1 contra o Corinthians/SP e 0 a 0 contra São Paulo e Grêmio/RS. Visitante no confronto desta quarta, o Tricolor do Pici possui um aproveitamento de cerca de 51% fora de seus domínios na temporada, equivalente a seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas em 15 partidas.

Mesmo com apenas um gol marcado nas últimas três partidas, o Leão do Pici possui o melhor ataque do Brasil, com 76 tentos marcados na temporada, uma média de 2,2 gols por jogo. Desse total, 25 são dos dois artilheiros do clube em 2023, Thiago Galhardo, com 13, e Lucero, 12. Os dois, entretanto, não iniciam uma partida juntos há mais de um mês, sendo a última vez no empate por 1 a 1 contra o Internacional/RS, no dia 15 de abril. A dupla, aliás, não deve acontecer novamente, devido à pubalgia de Thiago Galhardo.

Em entrevista coletiva após a partida contra o Grêmio, o técnico Juan Pablo Vojvoda já virou a chave do clube, voltando os olhos para o confronto contra o clube paulista. Como frisou o argentino, aliás, a disputa pela classificação “não dura somente 90 minutos e sim 180”. O treinador também comentou sobre a qualidade do adversário.

“Sabemos da organização do Palmeiras. Que há dois anos está em primeiro nível. Tem a mesma comissão técnica, praticamente os mesmos jogadores. Tem uma boa estrutura, e quando eu falo em estrutura, não é apenas a física, é de manter jogadores, comportamento, ideias, e é por isso que o Palmeiras está lutando em cada competição que disputa”.

Para o jogo, o Tricolor não deve contar com sete atletas. Dois deles, Bernardo Schappo e Alix Vinícius, já estavam inscritos na competição por Ituano/SP e Volta Redonda/RJ, respectivamente. Os outros cinco, Fernando Miguel, com estiramento ligamentar no joelho esquerdo; Marcelo Benevenuto, com edema no músculo adutor da coxa esquerda; Moisés, com trauma contuso no pé direito; Pedro Rocha, em pós-operatório de lesão no joelho esquerdo; e Thiago Galhardo, com pubalgia, não devem ser relacionados para a partida. Com isso, Vojvoda deve mandar o seguinte time a campo: João Ricardo; Dudu, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre, Hércules, Calebe; Romarinho e Lucero.

O Fortaleza busca sua terceira vez seguida entre os oito melhores da competição. Além de 2021 e 2022, o Leão do Pici também chegou às quartas de final em 2001, quando eliminou Sampaio Corrêa/MA, Internacional e Bahia, mas caiu para a Ponte Preta/SP.

PALMEIRAS

O Palmeiras é, talvez, o clube a ser batido nesta temporada, como tem ocorrido nos últimos anos. Com apenas duas derrotas (para Água Santa/SP e Bolívar/BOL), o Alviverde possui 76% de aproveitamento em 2023, retrospecto que sobe para incríveis 86,6% quando considerados apenas os confrontos dentro de casa (12 vitórias e três empates em 15 jogos). O Verdão está invicto há 28 jogos no Allianz Parque, seu estádio.

O técnico Abel Ferreira, no Palmeiras desde 2020, falou sobre o Fortaleza em entrevista coletiva após a partida contra o Red Bull Bragantino/SP, no último fim de semana:

Uma equipe que já tem um trabalho muito bem sólido, com um treinador com ideias muito claras, equipe extremamente competitiva, agressiva num bom sentido, e que varia muito entre um jogo mais interior e um jogo mais vertical”

O português completou dizendo que espera um jogo difícil, não só pelo adversário, mas também pela “motivação que os adversários têm” quando enfrentam o Palmeiras.

O QUE ESTÁ EM JOGO

Além da classificação às quartas de final, os clubes classificados a esta fase recebem premiação financeira de R$ 4,3 milhões. Na competição, o Fortaleza já garantiu R$ 5,4 milhões de premiação.