O Ceará joga nesta quarta-feira, 3, contra o Sport/PE, pelo jogo da volta da final da Copa do Nordeste, às 21h, no Estádio Ilha do Retiro, em Recife-PE. Com a vantagem de 2 a 1 sobre o adversário, devido à vitória no primeiro confronto, o Vozão precisa apenas de um empate para se sagrar campeão. Em caso de uma derrota por um gol de diferença, a disputa será levada às cobranças de pênaltis. A partida terá transmissão da TV Jangadeiro, da ESPN e do serviço de streaming Nosso Futebol.
CEARÁ
O Vovô busca o terceiro título da Copa do Nordeste. Para isso, precisa apenas de um empate, considerando o placar da primeira partida do embate, na qual o Alvinegro venceu os pernambucanos por 2 a 1, na Arena Castelão, no último dia 19 de abril. O resultado poderia ter sido melhor para o Vozão, se não fosse o gol contra marcado por David Ricardo, no último lance do primeiro jogo.
Desde o confronto de ida, aliás, o Ceará disputou apenas duas partidas. Na primeira, contra o Guarani/SP, em casa, o elenco alvinegro viu o adversário vencer por 3 a 0, mesmo a partida sendo disputada no Estádio Presidente Vargas, com mando de campo do Vovô. Este jogo, inclusive, foi o último do técnico Gustavo Morínigo no comando do clube cearense, demitido no dia 24 de abril, dois dias após a derrota.
Após a demissão do paraguaio, ainda no mesmo dia, foi anunciada a contratação de Eduardo Barroca.
Já apto para comandar o clube na partida seguinte, contra o ABC/RN, no dia 30 abril, o carioca viu, à beira do campo, o seu time vencer a primeira partida do clube na Série B desta temporada, por 2 a 1. O técnico falou sobre o adversário desta quarta:
“Não tenho nenhuma dúvida que será um jogo dificílimo. (…) mas eu tenho muita confiança nos jogadores que eu tenho, no que a diretoria tem dado de condições de trabalho e no que podemos construir com essa equipe”, disse Barroca na entrevista coletiva pós-jogo contra o ABC.
Para a decisão, entretanto, o treinador não conta com algumas peças do elenco. Erick Pulga, Pedrinho e Léo Santos não estão inscritos pelo Alvinegro para a competição. O goleiro Bruno Ferreira, o volante Zé Ricardo e o atacante Nícolas são outros três atletas que não chegaram a tempo de serem inscritos pelo Vozão. O volante Caíque viajou com a equipe, mas é dúvida, devido a uma entorse no joelho esquerdo. Com isso, o Ceará deve ir a campo com a seguinte escalação: Richard; Warley, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio, Willian Formiga; Richardson, Arthur Rezende, Guilherme Castilho; Erick, Vitor Gabriel e Janderson.
Em treze partidas fora de casa nesta temporada, o Vozão venceu cinco, perdeu quatro e empatou outras quatro.
SPORT
O adversário do Vozão no confronto, o Sport, vai para o jogo precisando vencer para se sagrar campeão. Na Ilha do Retiro nesta temporada, aliás, o clube pernambucano possui 100% de aproveitamento, com 14 vitórias em 14 jogos. Este retrospecto, no entanto, não significa muita coisa, considerando que, de 29 partidas disputadas no ano, o Leão da Ilha perdeu apenas duas: as duas para o Ceará.
Buscando seu quarto título de Copa do Nordeste, o Rubro-Negro precisa vencer por dois gols de diferença, para levantar a taça no tempo normal. Caso o resultado seja por um gol de diferença, levará as disputas para os pênaltis. Se conquistar o título, o Sport se igualará com Bahia e Vitória/BA, na prateleira dos clubes com mais troféus da competição.
PREMIAÇÃO E VAGA NA TERCEIRA FASE DA COPA DO BRASIL
Será concedida uma premiação financeira de R$ 2 milhões ao campeão e de R$ 1 milhão ao clube que ficar com a segunda posição do torneio. Além disso, cabe ressaltar que, conforme o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o campeão do Nordestão tem uma vaga garantida na terceira fase da Copa do Brasil da temporada seguinte.
