O Ceará venceu o Sport/PE por 2 a 1, nesta quarta-feira, 19, pela partida de ida da final da Copa do Nordeste. O jogo, disputado na Arena Castelão, dá vantagem de empate ao Vovô para a partida de volta, que acontece no dia 3 de maio, no Estádio Ilha do Retiro, Recife-PE. Apesar do placar favorável, o gol sofrido no final da partida foi muito sentido pelo elenco alvinegro.
Primeiro tempo de domínio alvinegro
Logo no primeiro lance de perigo do jogo, antes do primeiro minuto de partida, o Ceará já mostrou a que vinha. Aos 30 segundos de jogo, o goleiro Richard lançou o atacante Janderson, que ganhou a disputa de posse da bola. Nisso, a sobra ficou com Guilherme Castilho, que, de longe, acertou um chutaço no ângulo da meta adversária. 1 a 0 para o Vozão no Castelão lotado.
Apesar do começo avassalador, a próxima boa chance para ambos os times viria somente aos 40 minutos, em uma finalização de fora da área do zagueiro Luiz Otávio, do Vozão. Aos 43, em escanteio cobrado pelo lado esquerdo por Guilherme Castilho, o bate rebate dentro da área pernambucano fez com que a bola sobrasse para o atacante Vitor Gabriel, que, sozinho, empurrou a bola para o fundo das redes, de cabeça. Amplia o Ceará, 2 a 0.
Nos acréscimos da primeira etapa, o Sport teve, finalmente, o seu primeiro lance de perigo, em um chute de Luciano Juba, para boa defesa do goleiro Richard.
Segundo tempo de “quem não faz…”
Na segunda etapa, assim como nos 45 minutos iniciais, o Ceará foi quem teve as melhores chances. Logo no primeiro minuto, Guilherme Castilho teve boa chance em finalização dentro da área, mas o zagueiro Rafael Thyere se esticou para mandar a bola para a linha de fundo. Aos 3 minutos, o Vozão poderia ter ampliado o placar, mas Janderson finalizou para fora da meta. Aos 21 e aos 23, William Formiga e Vitor Gabriel tiveram boas chances de cabeça, mas em ambas as tentativas a bola foi para fora da meta.
A primeira boa chance do Leão pernambucano no segundo tempo foi aos 38 minutos. O lateral direito Ewerthon, que entrou na etapa final, finalizou de fora da área. O goleiro Richard rebateu o chute e a bola sobrou com Matheus Vargas, mas o meia mandou para longe do gol. Apenas aos 52, no penúltimo minuto do jogo, veio o gol que dá esperança ao clube rubro-negro. Luciano Juba recebeu a bola do lado esquerdo de ataque e a cruzou para dentro da área. O goleiro Richard saiu mal, e a espalmou em cima do zagueiro David Ricardo, que sem ter o que fazer, marcou um gol contra. Final de jogo, 2 a 1 Ceará.
Partida de volta
Com o resultado, o Vozão depende apenas de um empate na partida de volta da final para conquistar o seu terceiro título da Copa do Nordeste. O jogo será disputado no dia 3 de maio, em Recife-PE, no Estádio Ilha do Retiro, a casa do Sport. Caso o clube pernambucano conquiste uma vitória simples por um gol de diferença, o campeão será definido em disputa de pênaltis. Antes do segundo jogo da final da “Lampions”, entretanto, o Vozão ainda possui duas partidas da Série B, contra o Guarani/SP neste sábado, 22, e contra o ABC/RN, no próximo dia 30 deste mês.