A rodovia estadual CE-371, que liga os municípios de Palhano (Vale do Jaguaribe) e Itaiçaba (litoral Leste), está bloqueada nos dois sentidos após as fortes chuvas na região, que resultou em um ponto de alagamento no trecho localizado no distrito de Tabuleiro dos Lunas, em Itaiçaba. A informação consta em boletim atualizado pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) na manhã desta quarta-feira, 19.
Além disso, o Estado tem trechos parcialmente interditados, como na CE-025, na rotatória da Cofeco, em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde a via encontra-se com um bloqueio parcial após uma erosão no acostamento. O local foi sinalizado e os trabalhos de recuperação devem ser concluídos até a próxima quinta-feira, 20. Já a CE-166, de Santana do Cariri a Nova Olinda, apresenta pontos em erosão. O trecho está sinalizado e continua operando com bloqueio parcial da pista. As equipes estão aguardando o cessar das chuvas para dar continuidade a recuperação do trecho.
Entre os trechos liberados na semana passada pela SOP estão a CE-040 (distrito de Parajuru, em Beberibe, no litoral Leste); a CE-321 (localidade de Lapa, em São Benedito, na Serra da Ibiapaba); e a CE-384 (trecho de Mauriti, no Cariri, na divisa com o estado da Paraíba).
A SOP ressalta aos condutores que respeitem a sinalização, principalmente aquelas de interdição de pista, além de recomendarem prudência, em especial nos pontos de alagamento, passagens molhadas e durante trânsito em horário noturno durante chuvas intensas.
IMPACTO DAS CHUVAS
Um total de 20 municípios cearenses já declararam situação de emergência: Altaneira, Missão Velha, Aratuba, Antonina do Norte, Guaramiranga, Itapipoca, Uruburetama, Porteiras, Deputado Irapuan Pinheiro, Tururu, Pedra Branca, Senador Pompeu, Lavras da Mangabeira, Piquet Carneiro, Itapajé, Barreira, Umirim, São Benedito, Tabuleiro do Norte e Farias Brito. Já a cidade de Milhã, no Sertão Central, é a única cearenses em estado de calamidade pública, onde cerca de 300 famílias ficaram desabrigadas após as fortes chuvas que levaram ao rompimento de 42 açudes no Município.
Pelo menos 2.994 pessoas estão desabrigados e/ou desalojados em decorrência dos estragos. Além disso, são 29 pessoas feridas e 7 mortos. Segundo o Governo do Ceará, foram distribuídas 2.660 cestas básicas; além de 1.582 quilos de alimentos in natura e macarrão do programa Mais Nutrição, e 464 colchões para famílias desabrigadas.
Cada um dos municípios atingidos recebeu a equipe da SPS logo nas primeiras horas após o ocorrido para auxiliar nos primeiros encaminhamentos. A equipe psicossocial tem orientado quanto ao trabalho de gestão da crise, o cadastro e atendimento às famílias atingidas, a elaboração de um protocolo de prioridades e de um plano de contingência em cada município.
EMERGÊNCIA
Para receber o alerta emitidos pela Defesa Civil, basta enviar gratuitamente, um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199. Em caso de emergência, basta acionar os Bombeiros ou Defesa Civil pelo número 193. A SOP possui um canal direto de comunicação com a população, por meio do WhatsApp das Estradas (85) 98404 – 9800. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará) funciona 24h e conta com profissionais socorristas de prontidão para atender a população do Estado. Basta ligar para o número 192. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pode ser acionada pelo número 190.
