O governador Elmano de Freitas (PT) visitou, na manhã desta segunda-feira, 3, áreas atingidas pelas chuvas do fim de semana no município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba. Esteve presente com ele, na visita, a senador Augusta Brito (PT). Segundo o governador, por meio da Secretaria da Proteção Social, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, o Estado está “se empenhando ao máximo para garantir assistência às famílias atingidas e diminuir o sofrimento dos irmãos e irmãs cearenses”.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Município registrou chuva de 74 mm entre domingo, 2, e esta segunda-feira, 3 – a maior precipitação do Ceará no intervalo de 24h. As chuvas provocaram o transbordamento do Rio Arabé, que cruza o município da Serra da Ibiapaba. Na mesma região, também registraram boas precipitações as cidades de Viçosa do Ceará (71 mm) e Guaraciaba do Norte (65 mm).
Ver essa foto no Instagram
Em conversa com os moradores, Elmano reiterou a promessa de construção de novas casas às famílias desalojadas, em terrenos apropriados. Depois disso, a prioridade do Estado, segundo o governador, será a de limpar rios prejudicados pelo descarte irregular de resíduos. Outra medida garantida foi o pagamento de aluguéis sociais às famílias desalojadas.
LEIA TAMBÉM | Ceará tem 16 municípios em situação de emergência devido às chuvas
Na última sexta-feira, 31, as regras para a concessão do Aluguel Social foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE). A portaria 079/2023 da Secretaria da Proteção Social (SPS) estabelece as normas para o cofinanciamento extraordinário de benefícios eventuais da política de Assistência Social, voltado aos municípios que estejam em situação de emergência ou estado de calamidade pública. O benefício é de R$ 400 por família e será pago de forma temporária, pelo prazo máximo de seis meses.
