Em razão das recentes fortes chuvas em todo o Estado, o número de mortos sobe de 4 para 6, e o de desabrigados e/ou desalojados de 2.945 para 3.693. Por meio do Boletim Integrado de Ações de Apoio aos Cearenses Afetados pelas Chuvas, os números foram divulgados pelo Governo do Ceará nesta quinta-feira, 29, e atualizados no final da manhã desta sexta-feira, 31. Dados de feridos (25) e desaparecidos (0) também constam no relatório.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, das cidades atingidos pelas fortes precipitações, 13 estão em situação de emergência: Altaneira, Missão Velha, Aratuba, Antonina do Norte, Guaramiranga, Itapipoca, Uruburetama, Tururu, Porteiras, Itapajé, Umirim, Pedra Branca e Senador Pompeu. Os municípios de Groaíras e Mauriti desistiram do processo de decretação de emergência. Milhã, que chegou a marca de 37 açudes rompidos, está em estado de calamidade.
Nesta sexta, 31, uma comitiva esteve no Palácio da Abolição reunidos com várias lideranças do Governo do Estado para apresentar o relatório do Estado de Calamidade Pública de Milhã. “O relatório foi montado por cada secretaria especificando os danos causados pela chuva, e consequente enchente, a cada segmento. Além de Milhã, outros municípios que decretaram estado de emergência também estiveram presentes para repassarem seus relatórios ao estado“, disse a Prefeitura em uma publicação nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
A partir do relatório apresentado, o governo do estado e demais órgãos competentes farão o planejamento de como irão atuar para prestar apoio à todos os municípios afetados.
ATENDIMENTO
Nas últimas horas, a Secretaria de Proteção Social (SPS) enviou equipes para aos municípios de Pedra Branca, Irapuan Pinheiro e Lavras da Mangabeira, com o objetivo de auxiliar as prefeituras a avaliar e encaminhar as necessidades decorrentes das chuvas mais recentes.
Segundo informações do Boletim Integrado, 8 municípios estão sendo atendidos com doações: Aratuba, Uruburetama, Itapipoca, Pacatuba, Umirim, Milhã, Senador Pompeu e Itapajé. No relatório da pasta, até o momento, constam as ofertas de 760 cestas básicas, 404 colchões e 1.582 quilos de alimentos in natura e macarrão do programa Mais Nutrição.
Além disso, a equipe psicossocial tem orientado quanto ao trabalho de gestão da crise, o cadastro e atendimento às famílias atingidas, a elaboração de um protocolo de prioridades e de um plano de contingência em cada município.
