Voltar ao topo

25 de março de 2025

Chega a 37 o número de açudes rompidos em Milhã, no interior do Ceará

Município recebeu veterinários de MG para cuidar dos animais atingidos pelas enchentes; informações foram dadas por meio de boletim diário de crise, postado nesta quinta-feira, 30, pela Prefeitura
Foto: Reprodução/Prefeitura de Milhã

Compartilhar:

Nesta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Milhã, município do interior do Ceará atingido por fortes chuvas nos últimos dias, divulgou boletim informativo diário de crise para falar sobre a situação da cidade. Na nota, a Prefeitura informou que chegou a 37 o número de açudes rompidos no município. Além disso, a Prefeitura informou que recebeu veterinários de Minas Gerais para cuidar dos animais atingidos pelas enchentes.

Na nota, a Prefeitura informou que “aos poucos vamos avançando em busca pela resolução do nosso estado crítico. Confiamos que o trabalho que estamos desempenhando reestabelecerá, o mais rápido possível, toda a população que foi atingida”.

Na segunda-feira, 27, Milhã foi atingida por fortes chuvas, que deixaram diversas ruas do município alagadas. Além do nível elevado de água, os moradores também ficaram sem energia elétrica. Para solucionar a situação de crise, foram montados abrigos provisórios para ajudar as famílias que estão desabrigadas. A cidade decretou situação de calamidade pública.

RISCO DE NOVOS ROMPIMENTOS

A gestão municipal mantém alerta para risco de rompimento de novas barragens na cidade. A malha viária do Município ficou destruída por conta das precipitações. Entre domingo e segunda-feira, 27, choveu 190 mm na cidade. Em entrevista ao OPINIÃO CE, o prefeito Alan Pinheiro afirmou que, além da preocupação com o rompimento dos açudes, há também a aflição com novas chuvas fortes que podem atingir o Município. “Em nenhum ano, a chuva chegou a esse nível aqui em Milhã. Precisamos de ajuda com os açudes para que nenhum arrombe, mas a nossa maior preocupação ainda são as chuvas”.

Um dos açudes que passou por intervenção após rompimento foi o “Zé Gato”. A gestão pediu a evacuação imediata de moradores das redondezas da passagem molhada do bairro São FranciscoAo menos 500 famílias ficaram desabrigadas após fortes chuvasSão cerca de 2 mil pessoas impactadas

Na terça-feira, 28, a Prefeitura enviou maquinário para outros 9 açudes que precisam aumentar a vazão do sangradouro como medida protetiva. De acordo com o gestor, a cidade recebeu visita do governador Elmano de Freitas (PT) e receberá recursos vindos do Estado na manhã desta quarta-feira. “Até o momento o Estado tem sido muito solícito. Hoje estão chegando colchões, cestas básicas, alimentos do Mais Nutrição, roupas e produtos de higiene”, afirmou Alan.

[ Mais notícias ]