A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuvas em todas as macrorregiões do Estado para o restante da quinta-feira, 23, e para esta sexta-feira, 24, e sábado, 25, pelo menos. Com o céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, são esperadas chuvas isoladas no Litoral Norte, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, há baixa possibilidade de chuva isolada, com predomínio de céu com poucas nuvens.
Já para as 7h da sexta, às 7h do sábado, a previsão é de chuvas na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns para a madrugada e manhã da sexta. Para o restante do dia, entretanto, são esperadas chuvas mais concentradas nas regiões de Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns.
REGIÃO METROPOLITANA
Para a Região Metropolitana de Fortaleza, como um todo, a expectativa é de chuvas isoladas no período da tarde e noite desta quinta-feira, 23, preferencialmente nas áreas mais afastadas da costa. Para sexta-feira, 24, e sábado, 25, durante a madrugada e manhã, são esperadas também chuvas com intensidade fraca e pontuais. Nos demais períodos, a condição deve ser de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, segundo a Fundação Cearense.
- 23/03: Para a tarde e noite, céu com poucas nuvens baixa possibilidade de chuva isolada.
- 24/03: Pela madrugada e manhã, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada. À tarde e noite, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens.
- 25/03: Pela madrugada e manhã, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com chuva isolada. À tarde e noite, céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens.
O motivo das chuvas, segundo a Funceme, é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitação no norte do Nordeste do Brasil, às áreas de instabilidades provenientes do leste da Região e aos efeitos locais, como o sistema de brisa, o relevo, a disponibilidade de umidade e a temperatura.
ESTADO DE EMERGÊNCIA
Com as fortes chuvas da última semana, ao menos oito municípios cearenses já decretaram estado de emergência. São eles: Altaneira, Antonina do Norte, Aratuba, Guaramiranga, Itapipoca, Missão Velha, Uruburetama e Itapajé. Em Aratuba, inclusive, três pessoas vieram a óbito em decorrência das precipitações.
