Após desabamento registrado em Aratuba, no Maciço do Baturité, nesta quinta-feira, 16, ao menos 15 casas foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Município. Após fortes chuvas na região, três pessoas morreram, sendo duas crianças e uma mulher de 21 anos. A Prefeitura disponibilizou hospedagem a todos os desalojados, cerca de 45 pessoas, na rede hoteleira municipal, até a efetivação do aluguel social, bem como serviços fúnebres das vítimas pela assistência social. Um total de 15 casas chegaram a ser interditadas.
Segundo alerta meteorológico emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Aratuba e Pacatuba, também atingida por fortes chuvas nas últimas horas, seguem com aviso para precipitações intensas. Neste caso, não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Devido à situação, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar possíveis danos. A Defesa Civil do Corpo de Bombeiros orienta a população a adotar algumas medidas de segurança em situações de chuvas intensas, alagamentos ou deslizamentos.
- Cadastre seu aparelho celular para receber alertas da Defesa Civil; envie, gratuitamente, um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199;
- Durante a chuva, evite contato com aparelhos ligados à rede elétrica e não permaneça em áreas abertas ou próximo a estruturas altas, para não ser atingido por um raio;
- Caso a sua moradia esteja em área de risco de alagamento ou inundação, procure deixar os móveis e objetos suspensos, fora do alcance da água. Mantenha preparada uma bolsa com os materiais de uso imediato da família, para o caso de ter de sair da moradia em situações emergenciais. Identifique antecipadamente um lugar para se abrigar, na casa de parentes, amigos, ou em instalações públicas;
- Caso precise passar com o veículo automotor por uma área alagada, mantenha distância do veículo à frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado e acima do nível da água.
Além de Aratuba e Pacatuba, outros municípios cearenses passaram por transtorno devido às fortes chuvas nas últimas horas.
Em novo comunicado publicado nesta sexta-feira, 17, a Prefeitura de Aratuba agradeceu todo o apoio e suporte concedido às vítimas do deslizamento de terra. “Foi realizada uma força tarefa, onde todos os profissionais se mobilizaram, inclusive os que estavam de folga”, diz. Atuaram médicos, enfermeiros, técnicos e técnicas de enfermagem, profissionais da Secretaria de Saúde, equipe de saúde indígena, equipe da Sociedade Hospitalar Padre Dionísio, das Secretarias do Município.
Também auxiliaram nas buscas equipes dos municípios de Capistrano, Mulungu, Aracoiaba, Canindé e Guaramiranga.
Em nota enviada ao OPINIÃO CE, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que uma barreira desabou e atingiu duas residências localizadas na localidade de Mussum, próximo ao bairro Centro. “Outras duas pessoas foram socorridas para uma unidade de saúde. Já outras duas vítimas foram atendidas no local apenas com escoriações leves. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada para o local”, detalhou.
VISITA DO GOVERNADOR
Pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) lamentou as mortes e afirmou que as forças de segurança cearenses foram designadas para atuar na tragédia. O governador cancelou agendas previstas para esta sexta-feira, 17, em São Paulo, e deve visitar o município de Aratuba.
“Recebi com profunda tristeza a notícia da morte de duas crianças e uma mulher no município de Aratuba, em decorrência de um deslizamento de terra após as fortes chuvas de hoje. As forças de segurança do Governo do Estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos”, disse Elmano.
O governador também confirmou ter conversado com o prefeito de Aratuba, Joerly Rodrigues, colocando “todo o suporte necessário do Governo do Estado à disposição, inclusive nossas equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas”.
