Após desabamento registrado em Aratuba, no Maciço do Baturité, nesta quinta-feira, 16, um total de 15 casas foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Município. Após fortes chuvas na região, ao menos três pessoas morreram, sendo duas crianças e uma mulher de 21 anos. A Prefeitura disponibilizou hospedagem a todos os desalojados na rede hoteleira municipal, até a efetivação do aluguel social, bem como serviços fúnebres das vítimas pela assistência social.
Em nota, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias e colocou equipes do Município à disposição das famílias.
“Toda a equipe médica do Município, as 5 (cinco) equipes do PSF além da equipe de saúde indígena foi acionada para prestar assistências as vítimas do desastre natural ocorrido. O Município disponibilizou ainda toda equipe da Assistência Social, psicóloga, assistente social aos atingidos”, disse.
Pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) lamentou as mortes e afirmou que as forças de segurança cearenses foram designadas para atuar na tragédia. “Recebi com profunda tristeza a notícia da morte de duas crianças e uma mulher no município de Aratuba, em decorrência de um deslizamento de terra após as fortes chuvas de hoje. As forças de segurança do Governo do Estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos”, disse.
Elmano também confirmou ter conversado com o prefeito de Aratuba, Joerly Rodrigues, colocando “todo o suporte necessário do Governo do Estado à disposição, inclusive nossas equipes de proteção social para atendimento às famílias das vítimas”.
CHUVAS NO MACIÇO
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado registrou chuvas em ao menos 166 municípios nas últimas 24 horas. Os maiores acumulados aconteceram em Granjeiro (139.2 mm), Aurora (125.8 mm) e Ipaumirim (114 mm). As precipitações devem continuar, de forma mais intensa, até pelo menos esta sexta-feira, 17. No Maciço do Baturité, os maiores volumes observados nas últimas horas foram em Guaiúba (43 mm), Aratuba (37 mm) e Guaramiranga (34 mm).