Menu

Em Brasília, representantes indígenas do CE cobram agilidade na demarcação de terras

Foto: Divulgação/Instagram Jorge Tabajara

Jorge Tabajara, secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepin/CE), se reuniu em Brasília, nesta quarta-feira, 15, com a ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sônia Guajajara, para discutir temas como a demarcação de terras indígenas no Ceará, o fortalecimento da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), além da proposição de cooperação institucional entre o MPI e a Sepin/CE. 

Segundo a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince), o Ceará tem 24 demandas de reinvindicação fundiária, e apenas uma foi demarcada. “Apresentando as demandas de demarcação e regularização fundiária de Terras Indígenas do Ceará“, destaca o perfil oficial da entidade no Instagram.

Durante o encontro, a ministra Sônia Guajajara comprometeu-se a realizar agenda com todas as Secretarias de Povos Indígenas do Brasil, em abril, com o intuito de melhorar as colaborações entre o Governo Federal e os governos estaduais. Guajajara também destacou a importância da PNGATI e disse que fará um esforço para estar presente na posse da secretária dos Povos Indígenas do Ceará e dos membros que vão compor a secretaria, em abril. A Sepin/CE terá Juliana Alves, Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé, como secretária.

FORTALECIMENTO DE PAUTAS

Após a reunião, a comitiva parabenizou e iniciou diálogo sobre o fortalecimento dos Planos de Gestão Indígena das Terras Indígenas (PGTAs) com a cearense Ceiça Pitaguary, que assumiu como secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena, no Ministério dos Povos Indígenas.

Além de Tabajara, estiveram presentes na reunião, também, representantes do movimento indígena do Estado do Ceará. São eles: Thiago Halley Santos de Lima, do povo indígena Anacé; Débora Evellyn Silva de Lima, do povo indígena Anacé; Mateus de Castro Ferreira, do povo indígena Tremembé;  Erbene Rosa Verissimo, do povo indígena Tremembé; Maria Lucilene Martins Santos, do povo indígena Tremembé; Adriana Carneiro de Castro, do povo indígena Tremembé; Madson Vieira da Silva, do povo indígena Pitaguary; Fábio Alves, do povo Jenipapo Kanindé, Andrea Rufino da Silva, do povo Kariri e João Cassimiro do Nascimento Neto, do povo Tapeba.

Foi realizada reunião, também, com o chefe de gabinete do Deputado Federal José Airton Cirilo (PT/CE), no qual foi discutido o apoio para as ações dos Povos Indígenas do Ceará, através da Sepin/CE. Foi debatida a necessidade de criação de uma casa de apoio, em Sobral, para indígenas que precisam ter apoio, na cidade, por conta de problemas de saúde.