Menu

Sema começa a ouvir municípios sobre gestão compartilhada do Parna de Jericoacoara

Foto: Divulgação/ICMBio

Como adiantado pelo OPINIÃO CE, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) se reúne, nesta semana, com representantes dos municípios de Cruz, Camocim e Jijoca de Jericoacoara, em audiências públicas, para tratar sobre a gestão do Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara. Na quinta-feira, 16, começam as oficinas de elaboração do projeto para a gestão compartilhada do Parque Nacional, uma Unidade de Conservação (UC) federal, com poligonal totalmente inserida em território cearense.

A primeira oficina acontece às 15h, na Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Estela Rocha Aguiar, no Distrito de Guriú, em Camocim. A segunda, na sexta-feira, 17, às 8h, na sede da Associação Comunitária do Preá, em Cruz, e a terceira, também dia 17, às 18h, na Escola de EEEP Sandra Carvalho Costa, em Jijoca de Jericoacoara.

“Com as oficinas, estamos promovendo uma abertura de diálogo propositivo com as comunidades tradicionais, com as do entorno e com todas as partes interessadas, que passarão a entender a importância e impactos positivos da gestão compartilhada”, aponta a titular da Sema, Vilma Freire.

As reuniões sucedem à suspensão do edital que previa a concessão do Parna à iniciativa privada, publicado no último dia 7, no Diário Oficial da União.  A ‘desestatização’ havia sido anunciada em dezembro de 2022 pela gestão anterior, do governo Bolsonaro (PL).

Segundo o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), agora, o plano do governo é “sentar com as gestões e população dos três municípios para ouvir as sugestões de qual é a melhor maneira de fazer a manutenção do parque e, ao mesmo tempo, permitir que ali seja uma fonte de renda para a população local e para o desenvolver do turismo.” 

INVESTIMENTOS

O Ceará discute investimentos na casa dos R$ 15 milhões para a manutenção e operacionalização do Parque Nacional. O montante visa garantia melhores condições ao visitante, melhorias a quem trabalha em Jericoacoara e às pessoas que fazem turismo na região.

“O Governo do Estado já sinalizou, inclusive, já foi feito um levantamento e um diagnóstico mais completo onde a gente deve fazer esses investimentos, levando em consideração, claro, toda a questão turística, mais a questão sustentável, ambiental que oferece todo o Parna”, destacou Vilma sobre como os recursos serão utilizados.

O Parna de Jericoacoara tem uma área de 8.863,03 hectares. Atualmente, ele é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do governo federal. O Parna tem como objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, além de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Da área total do Parque Nacional, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará. O Estado realizou ações e investimentos nos últimos anos, buscando promover a preservação da área, o estímulo do turismo sustentável e o desenvolvimento econômico da região.

SERVIÇO

Dia: 16 de março de 2023 (quinta-feira)

  • Hora: 16h
  • Local: Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Estela Rocha Aguiar
  • Endereço: Córrego do Braço, s/n, Distrito de Guriú, município de Camocim.

Dia: 17 de março de 2023 (sexta-feira)

  • Hora: 8h
  • Local: Sede da Associação Comunitária do Preá
  • Endereço: Avenida Central S/N – Praia do Preá , município de Cruz.

Dia: 17 de março de 2023 (sexta-feira)

  • Hora: 18h
  • Local: Escola Estadual de Educação Permanente (EEEP) Sandra Carvalho Costa
  • Endereço: Prefeito Sérgio Herrero Gimenez, nº 1581 – Centro, município de Jijoca de Jericoacoara.