Menu

Ministério das Mulheres pretende criar Casa da Mulher Brasileira em todas as capitais do país e no interior

Foto: SPS
Foto: Reprodução/SPS

O Ministério das Mulheres, órgão do Governo Federal, quer criar uma Casa da Mulher Brasileira em todas as 27 capitais do Brasil e em municípios do interior. O equipamento atua com rede de proteção e atendimento a mulheres em situação de violência. Serviços como apoio psicológico, atendimento social, defensoria pública e delegacia especializada são realizados pela casa. Além da criação de mais unidades da Casa da Mulher Brasileira, o ministério pretende, também, ampliar a ação Patrulha Maria da Penha, que prevê o deslocamento de uma viatura policial para garantir a segurança de mulheres em situação de violência doméstica.

Em Fortaleza, a Casa da Mulher Brasileira já existe há quatro anos e tem uma média de atendimento de 100 mulheres por dia, mas apenas outras seis unidades estão em funcionamento no Brasil. Já a Patrulha Maria da Penha existe no Estado desde setembro de 2019, e foi inaugurada no município Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Aqui no Estado, além da Casa da Mulher Brasileira na capital, existe também a Casa da Mulher Cearense, presente em três municípios: Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

A ministra Cida Gonçalves conta que pretende pensar a estruturação dos serviços a partir das peculiaridades de cada município. “Queremos retomar em todas as capitais uma Casa da Mulher Brasileira e também trabalhar com a questão de ter Casa da Mulher Brasileira no interior. É repensar a estrutura a partir da realidade de cada município, número de habitantes, serviços e capacidade de cada gestor municipal”, disse.

Sobre a Patrulha Maria da Penha, Cida apontou que o serviço vem conseguindo bons resultados nos estados do Ceará e da Bahia e explicou como a patrulha funciona: “Quando sai a medida protetiva de urgência, eles [patrulha] vão na casa, orientam a mulher, orientam os vizinhos se o agressor estiver se aproximando para ligar para a viatura. É uma resposta mais eficaz”, informou.

Informações e Denúncias Casa da Mulher Brasileira

  • Recepção: (85)3108-2999 – Plantão 24h
  • Delegacia de Defesa da Mulher: (85)3108-2950 – Plantão 24h, sete dias por semana
  • Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher: (85)3108-2966 – Segunda a domingo (exceto feriados), 8h às 20h