Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza celebra 4 anos com dia de serviços às mulheres cearenses

O equipamento atendeu mais de 162 mil mulheres em situação de violência, correspondendo a uma média de cem mulheres por dia nesses quatro anos.
Foto: SPS

Compartilhar:

Para comemorar seus quatro anos de atividades, a Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza vai disponibilizar na próxima terça-feira, dia 31, das 8h às 17h, diversos serviços de saúde, terapias holísticas e defesa pessoal com a Patrulha Maria da Penha.

Durante essa manhã de serviços para as mulheres cearenses, lideranças que representam órgãos públicos apresentarão um relatório com as ações desenvolvidas pelas Casa da Mulher nos últimos anos. O equipamento atendeu mais de 162 mil mulheres em situação de violência, correspondendo a uma média de cem mulheres por dia nesses quatro anos.

O evento contará com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; e a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto, além de diversas autoridades e gestoras de políticas para mulheres.

Haverá apresentação cultural do Instituto Katiana Pena, um aulão de zumba, terapias holísticas, como massoterapia, acupuntura e ventosaterapia; vacinação, teste de diabete e biodança, além de uma palestra sobre a saúde mental e ginecológica da mulher, que será realizada em parceria com a UniChristus.

Daciane Barreto, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, destaca que o equipamento é a concretização de um sonho acalentado e construído pela sociedade civil, movimentos de mulheres, feministas e organismos estaduais e municipais de políticas públicas para as mulheres.

A gestora frisa ainda que “a Casa vem acolhendo e oferecendo novas perspectivas a mulheres em situação de violência por meio de suporte humanizado, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino”.

Programação

 

Manhã

Local: Estacionamento – Casa da Mulher Brasileira ( R. Tabuleiro do Norte, sn – Couto Fernandes, Fortaleza )

8h – Abertura / Apresentação Cultural do Instituto Katiana Pena

9h – Mesa de abertura

10h – Lançamento do Projeto “As Marias” junto aos parceiros – CAC Engenharia / Autonomia Econômica

10h40 – Aula de Zumba com a Professora Mônica Sousa

11h10 – Apresentação do Relatório das Ações desenvolvidas pela Casa da Mulher Brasileira com Daciane Barreto e Colegiado Gestor da CMB

11h40 – Apresentação Cultural da Guarda Municipal de Fortaleza

 

Serviços:

Local: Auditório – Casa da Mulher Brasileira

10h30 – Aulas de Defesa Pessoal com a Patrulha Maria da Penha

10h às 12h – Terapia Holística: Massoterapia, Acupuntura e Ventosaterapia / Oficina: “Cuidando do Cuidador” para as profissionais que trabalham na Casa da Mulher Brasileira e Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência.

 

Local: Sala 01

09 às 12h – Atendimento em Saúde – Orientações / Vacinação, aferição de pressão, teste de Diabetes

 

Tarde

13h30 – Apresentação Cultural – Jazz

14h – “Palestra sobre a Saúde da Mulher”: Saúde mental, saúde ginecológica, dentre outros

15h às 16h30 – Biodança com a professora Maisa Gomes

17h – Encerramento

 

As informações são do Governo do Estado.

[ Mais notícias ]