Menu

Roberto Cláudio aposta em ações de gestão que deram certo como prefeito

Foto: Natinho Rodrigues

Natural de Fortaleza, o candidato Roberto Cláudio (PDT) entrou na vida pública em 2006, quando foi eleito deputado estadual, aos 31 anos. Em seu primeiro mandato, foi vice-líder do Governo de Cid Gomes (PDT) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). Na campanha eleitoral de 2010, foi reeleito ao cargo. RC saiu, em 2012, do Poder Legislativo ao ser escolhido pelo voto como prefeito de Fortaleza, sendo em 2016 reeleito.

Confira as outras entrevistas:

  • Elmano valoriza ações da gestão e se compromete com reforma tributária (acesse aqui)
  • Capitão Wagner fala em redução de impostos e ampliação da educação (acesse aqui)

Em seu plano na candidatura ao Governo do Estado no pleito do próximo domingo, dia 2, o pedetista promete combate ostensivo às facções criminosas e ao crime organizado e a implementação de políticas de prevenção à violência. Na educação, quer a valorização dos profissionais do setor. RC também objetiva promover políticas públicas de apoio a atividades dos setores de serviços e comércios com foco na geração de emprego e renda.

Roberto Cláudio é o último convidado da série Diálogos com Candidatos, do OPINIÃO CE, veiculada entre a última segunda-feira, 26, e nesta quarta-feira, 28, obedecendo aos critérios de ordem alfabética da maneira como cada postulante se apresenta para ordem de publicação e de isonomia: Capitão Wagner (União Brasil), Elmano de Freitas (PT) e RC foram indagados exatamente com os mesmos questionamentos. Confirma o que disse o ex-gestor da Capital.

OPINIÃO CE – Quais os projetos do senhor para a área da saúde?

ROBERTO CLÁUDIO – Minha meta é otimizar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, por meio de projetos e programas que reduzam o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Dentre eles, podemos destacar o Cuida Ceará, que dará início ao tratamento de pacientes em até 60 dias, após o diagnóstico da doença. Ainda como parte desta iniciativa, serão disponibilizadas unidades móveis para a realização de exames, como mamografia e eletrocardiograma, reduzindo as filas de espera. Além disso, vou implantar o Mais Médico Ceará, para levar médicos aos postos de saúde e abrir cinco hospitais regionais do câncer, em Sobral, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Quixeramobim, para trabalhar integrado aos hospitais regionais.

OPINIÃO CE – Como o senhor enxerga a segurança pública atualmente no Estado? O que predente realizar na área?

ROBERTO CLÁUDIO – Reconheço a gravidade dessa temática, e precisamos mudar a realidade atual. Quero levar o Raio para todos os municípios cearenses, implantar delegacias 24 horas e interiorizar a delegacia de combate ao crime organizado. Ainda com foco na segurança, trabalharei na prevenção da violência. Vou investir no futuro dos jovens para combater a criminalidade, com uma nova política de capacitação e geração de emprego, pois do quadro social preventivo não podemos abrir mão.

OPINIÃO CE – O Ceará acaba de ser destaque nacional na educação. A que atribui o feito?

ROBERTO CLÁUDIO – No que tange à educação, vamos expandir para todo o Estado as conquistas que alcançamos na Prefeitura de Fortaleza. Premiar resultados e trabalhar com metas firmes: Alfabetização na idade certa, redução da taxa de abandono escolar, ampliação do ensino de tempo integral com vistas à sua universalização, inclusive na creche, e fazer a busca ativa das famílias mais vulneráveis, pelo programa Anjos da Família, que vai até a casa dos alunos para orientar e resolver problemas que dificultem a frequência à escola.

Também implantaremos o Programa Geração Digital que vai revolucionar com o ensino de novas linguagens e com metodologias que vão preparar nossos jovens para a era digital.

OPINIÃO CE – O saneamento básico no Estado segue como gargalo. Quais os projetos do senhor?

ROBERTO CLÁUDIO – Minha meta para o saneamento básico no Ceará inclui ampliar a cobertura da rede e tratamento de esgoto no Estado. Quero fazer com que a cobertura chegue a 65% de esgoto na porta das casas.
Pretendo também impulsionar os municípios a implantarem aterros sanitários, com o integral apoio do Governo do Estado, tendo em vista que as cidades não possuem viabilidade para fazerem sozinhos. Os consórcios de importância ambiental estratégica também serão avaliados durante a gestão.

OPINIÃO CE – Como pretende realizar parcerias com as prefeituras para impulsionar o empreendedorismo local e fortalecer a microeconomia?

ROBERTO CLÁUDIO – Vamos trabalhar em parceria com cada município e região administrativa, observando individualmente as vocações e fomentando o empreendedorismo em todos os níveis, seja nos serviços, tecnológico ou cultural. Todas as possibilidades de empreender e a partir daí gerar emprego e renda serão observadas no meu governo.

Como exemplo deste direcionamento, criaremos Centros de Inovação, Empreendedorismo e Emprego. Serão 14 equipamentos públicos, em cidades polos das regiões administrativas do Estado. A iniciativa promoverá capacitação, conexão entre negócios, financiamento, microcrédito e criará condições para que o empreendedor exerça sua potencialidade e crie novos negócios para nosso Ceará.

OPINIÃO CE – O que um eventual governo do senhor fará para atrair grandes empresas? Incentivos tributários… Quais os caminhos?

ROBERTO CLÁUDIO – Os incentivos tributários são ferramentas que podem fomentar e fazer com que segmentos evoluam, criando oportunidades, emprego e renda. No meu governo, observaremos cada uma das cadeias econômicas, a fim de avaliar onde podemos implantar políticas públicas. Um exemplo que podemos citar são as condições favoráveis que o Ceará possui para ampliar sua produção de energia limpa e renovável.

Com os investimentos nas energias renováveis que pretendo realizar no Estado, a população mais vulnerável será beneficiada. Vamos implantar o programa Sertão Solar, que impulsionará a capacidade do Ceará na geração de energia solar, ampliando a produção atual em, no mínimo, mais 3 mil megawaltz, nos próximos quatro anos. Com esse acréscimo, podemos gerar mais de 100 mil empregos, associados com o desenvolvimento de plantas de energia solar.

Além disso, está inserido no Plano de Governo o Projeto Energia do Povo, que instalará 68 usinas solares, gerando energia para zerar a conta de luz da população mais carente. Uma política social fundamental, que associa auxílio à renda, matriz energética limpa e estímulo ao desenvolvimento econômico do Estado, por meio das energias renováveis.

Foto: Divulgação

OPINIÃO CE – Qual a visão do senhor acerca do teto do ICMS realizado pelo Congresso e o Governo Federal? O senhor pretende anular essa decisão do teto?

ROBERTO CLÁUDIO – Não pretendo anular a decisão. É inegável que a redução do ICMS trouxe benefício direto para o povo, não somente na queda do preço dos combustíveis, mas nos produtos de uma forma geral, tendo em vista que tudo está relacionado ao valor do óleo. Entretanto, essa ação fica incompleta se não houver uma mudança da política de preços da Petrobras, que não deve ter valores baseados no mercado internacional, em dólar, mas em real, tornando o custo, definitivamente, mais acessíveis ao povo. Além disso, é necessário que o Governo Federal compense estados e municípios que perderam a capacidade de investimentos em educação e, principalmente, em saúde.

OPINIÃO CE – O Brasil vive uma polarização política? Se sim, quais os meios de resolver a problemática?

ROBERTO CLÁUDIO – Precisamos agregar esforços, capacidade, criatividade e a energia de todos os segmentos para um projeto de Brasil. Aqui no Ceará, pretendo fazer um governo acolhedor, disposto a ouvir todas as áreas, combater a violência que tanto maltrata a população, gerar oportunidade de emprego, renda e dignidade para as pessoas. Temos que preparar o Estado para ser protagonista de áreas econômicas atuais, como as energias renováveis. Não devemos perder tempo e nem espaço com polarizações que não agregam para o Ceará. Nosso foco é melhorar a qualidade de vida dos cearenses. Para isso, faremos um governo de união com todos os segmentos.

OPINIÃO CE – O senhor deseja fazer considerações finais?

ROBERTO CLÁUDIO – Durante oito anos, fui prefeito de Fortaleza e deixei meu legado na Cidade em várias áreas. Na educação, destaco as Escolas de Tempo Integral. Na juventude, as Areninhas, o Bolsa Jovem, o Juventude sem Fronteiras e expansão da Rede Cuca. Na saúde, os novos postos, a implantação das Upas, Policlínicas e IJF2. E, na mobilidade urbana, a redução das mortes no trânsito, que nos deu reconhecimento internacional. Agora, o que pretendo é levar minha experiência para todo o Ceará. É necessário um novo ciclo estadual, ousado, que coloque o Estado no protagonismo do cenário nacional, como inovador e de justiça social.

É fundamental reconhecer o que já foi feito de positivo e avançar. Além disso, é necessário corrigir o que não vai bem, mas, essencialmente, fazer o que nunca foi feito, sonhar com novo Ceará de oportunidades.

Deixe um comentário