Voltar ao topo

9 de dezembro de 2024

Zoológico de Fortaleza fecha para reforma a partir de segunda-feira (6); saiba mais

Com as melhorias, previstas para serem entregues no primeiro semestre do próximo ano, o equipamento deve dobrar a capacidade de animais abrigados
Foto: Divulgação/Prefeitura

Compartilhar:

As atividades no Zoológico Municipal Sargento Prata, em Fortaleza, serão suspensas temporariamente a partir de segunda-feira, 6, para obras de requalificação. Os serviços contarão com supervisão ambiental e social por especialistas em meio ambiente, além de sociólogos e agentes comunitários, para assegurar a proteção da fauna e flora do equipamento. Com as melhorias, previstas para serem entregues no primeiro semestre do próximo ano, o equipamento deve dobrar a capacidade de animais abrigados.

“Não podemos conviver com a visitação ao mesmo tempo em que precisamos fazer manejo dos animais, além da presença de máquinas e trabalhadores. Eles poderão viver essa transição de forma tranquila e benéfica, se adaptando aos novos espaços, sempre com a finalidade de preservar cada vez mais o meio ambiente”, explica o superintendente da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor), Ronaldo Nogueira.

“As obras serão voltadas, principalmente, para a requalificação das áreas para os animais, com recintos que atingem 11 metros de altura. Atualmente, o Parque possui cerca de 200 animais e 55 espécies. Queremos avançar para até 400 animais, preservando as origens da nossa fauna e realizando um trabalho de acolhimento dos bichos resgatados, com toda a orientação técnica e profissional e também ações de educação ambiental intensas“, detalha.

O Zoológico Municipal abriga diversas espécies, incluindo arara-vermelha, onça parda e tamanduá-mirim. Além disso, fica no espaço o Horto Municipal Falconete Fialho, onde são cultivadas mais de 100 mil mudas de 220 espécies diferentes.

Foto: Divulgação/Prefeitura

INVESTIMENTO

O prefeito José Sarto (PDT) assinou, neste sábado, 4, autorização para o início das obras de urbanização e proteção referente à 2ª etapa da requalificação no Parque Ecológico do Passaré. A intervenção abrange as áreas do Zoológico Municipal e Horto Municipal Falconete Filho. As obras contam com investimento de R$ 23,6 milhões do Banco Mundial, por meio do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), e possuem entrega prevista para o primeiro semestre de 2024.

O equipamento, que é conhecido pela sua extensa área verde, possui cerca de 291 mil m² e é considerado um importante espaço para o lazer em contato com a natureza e promoção da educação ambiental na cidade.

“Teremos um paisagismo adequado à modernidade, um ambiente familiar belíssimo, para que não apenas os moradores do Passaré, do Mondubim e seu entorno possam aproveitar esse espaço, mas toda Fortaleza. Também será requalificada a estrutura administrativa e de convivência de servidores, para que eles possam melhor gerenciar a convivência plural entre as espécies que temos aqui“, disse Sarto.

A nova fase do projeto prevê a requalificação do Horto e Zoológico Municipal, que receberão passeios internos com piso intertravado, novos portões de acesso ao equipamento, construção de prédio administrativo com espaço operacional, escola ambiental, vestiário e centro de convivência para funcionários. O Zoológico também receberá uma área de quarentena, para receber novos animais que passarão por análises antes de serem levados para seu local específico.

Serão criadas novas instalações que serão divididas em recintos distintos para felinos, aves e répteis. A área do Horto Municipal também passará por melhorias e receberá uma praça de alimentação e parque infantil.

1ª ETAPA

Em abril de 2022, a gestão municipal entregou a primeira etapa da urbanização do Parque Ecológico. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), foram responsáveis pela requalificação de mais de 12 mil m² de área. Com o projeto, o espaço ganhou novo calçadão com piso intertravado, caramanchões, estacionamento com mais de 200 vagas, além de Areninha, mobiliários urbanos, trilhas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre, em contato com a natureza.

O investimento de R$ 9 milhões, possibilitou, ainda, diversas melhorias urbanísticas e de proteção, como o cercamento de toda a área, garantindo a preservação do parque e o acesso de visitantes.

[ Mais notícias ]

Os comentaristas

Atualmente, minha atenção está voltada para os jovens comentaristas que se dedicam a propagar o novo vocabulário do futebol