Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Will Smith: um astro em eterna ascensão

Compartilhar:

Rapper, produtor e ator, Will Smith conquista, aos 53 anos, seu primeiro Oscar, na categoria Melhor Ator. Em seu discurso pela premiação, norte-americano fala em valorização da família

Giovana Brito
giovana.brito@opiniaoce.com.br

Will Smith nasceu em setembro de 1968 (Foto: Reprodução/Facebook)

Willard Christopher Smith Jr: ator, rapper e produtor musical, cinematográfico e televisivo. Esta é uma das definições de Will Smith, que nasceu em 1968, na cidade de Filadélfia, estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e foi criado em uma família de classe média. O artista recebeu no último domingo, 27, seu primeiro Oscar de Melhor Ator, por protagonizar “King Richard: Criando Campeãs.”

O norte-americano foi, no mesmo dia, o centro de uma das cenas mais inusitadas de uma edição da principal premiação cinematográfica do Mundo, ao dar um tapa em Chris Rock, após o comediante fazer uma piada com a mulher de Will Smith, em referência a um problema de saúde de Jada Pinkett.

O assunto ferveu nas redes sociais desde então e rendeu um pedido de desculpas do ator a Chris Rock. O ator se desculpou publicamente nesta segunda-feira, 28.

“Neste momento da minha vida, eu sou tomado pelo que Deus me pede para ser e fazer deste Mundo. Ao fazer esse filme, eu pude proteger uma das pessoas mais fortes e delicadas que já pude conhecer. Eu pude proteger as duas atrizes que fizeram os papéis de Venus e Serena Williams. Na minha vida, neste momento, estão pedindo para que eu ame e proteja as pessoas. Para ser um rio para o meu povo, para as minhas pessoas”, disse em seu discurso de domingo.

Quando pequeno, foi apelidado por uma professora de “o príncipe”, em função do modo como conseguia escapar dos problemas, mas ainda assim garantia notas altas e prometia um futuro promissor. Depois de largar a escola, Will Smith iniciou a carreira no rap, com apenas 12 anos, se apresentando como Fresh Price.

Após conhecer Jeff Townes, formou uma dupla, “Dj Jazzy Jeff & The Fresh Prince.” Em 1987, ambos lançam o primeiro álbum, “Rock The House”, com a famosa música “Girls ain’t nothing.” Milionário aos 20 anos de idade, o ator gastou sua fortuna em carros, casas e joias, beirando a falência antes do 25° aniversário. O grande sucesso chega dois anos mais tarde, com “Parents Just Don’t Understand”, que garantiu à dupla, em 1989, o primeiro Grammy na categoria Melhor Performance Rap.

DESLANCHOU COMO ATOR
Desde de 1995, ele divide a cena com atores de renome: Martin Lawrence, em “Bad Boys”, e Tommy Lee Jones, “em Men in Black”, entre outros. Mas foi com a série “Um Maluco no Pedaço” que deslanchou como ator. Em, 1989, o produtor Benny Medina mudou o destino da carreira de Will Smith com o seriado baseado em sua vida: um garoto dos bairros negros que teria vida nova na rica região de Beverly Hills. Smith aceitou.

Em 2001, o artista foi nomeado ao Oscar na categoria Melhor Ator, e, após a interpretação de Ali, se volta também para a produção. Em 2004 e 2005, exerceu as funções de ator e produtor em “Eu, Robô” e “Hitch – Conselheiro amoroso”. Em 2006, com o filme “Em Busca da F elicidade”, Will Smith divide a cena com seu filho Jaden Smith.
Will Smith se casou com a também atriz Jada Koren Pinkett em 1997.

Juntos, os estadunidenses têm dois filhos: Jaden Christopher Syre Smith, nascido em 1998 – sua co-estrela em “À Procura da Felicidade” (2006) e “Depois da Terra (2013)”, e Willow Camille Reign Smith, nascida em 2000, que apareceu como sua filha em “Eu Sou a Lenda (2007).”

[ Mais notícias ]