Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Wesley Safadão fará a virada do ano com fogos de artifício silenciosos

A Prefeitura de Fortaleza apresentou o Plano de Operações para o Réveillon nesta terça-feira (26)
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

A Prefeitura de Fortaleza anunciou nesta terça-feira (26) o Plano Operacional para o Réveillon de 2024. A Gestão divulgou os bloqueios em vias, itinerários especiais de ônibus que dão acesso ao local do evento, a distribuição de agentes das forças de segurança do Estado, plano de acessibilidade, atuação dos profissionais da saúde, o trabalho de fiscalização e serviços de limpeza e sustentabilidade da área do Réveillon. Segundo o secretário de Governo, Renato Lima, os fogos de artifício lançados durante o evento serão silenciosos, em conformidade com a Lei Municipal.

Com início dos trabalhos às 8h em cada dia, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) vai trabalhar no “ordenamento e organização” do evento, como explicou a superintendente Laura Jucá. Na ocasião, a entidade vai trabalhar na fiscalização dos fogos barulhentos, dos serviços de saúde e da presença de mesas e cadeiras no Calçadão da Beira Mar, que são proibidos para os três dias. Um total de 450 agentes trabalharão no Réveillon 2024.

BLOQUEIO DE VIAS E ITINERÁRIOS DOS ÔNIBUS

Em relação ao tráfego e aos itinerários dos ônibus para embarque e desembarque no evento, os bloqueios viários serão entre as 6h da sexta-feira (29) e 6h da segunda (1º). Segundo Antônio Ferreira, o “Ferreirinha”, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o órgão vai disponibilizar 224 agentes e operadores de tráfego por dia durante o Réveillon. Conforme o titular da pasta, as seguintes vias estarão bloqueadas:

  • Avenida Beira-Mar, entre ruas Idelfonso Albano e Ararius;
  • Rua Historiador Raimundo Girão, entre ruas Idelfonso Albano e João Cordeiro;
  • Rua Monsenhor Bruno;
  • Rua Camocim;
  • Rua Carlos Vasconcelos;
  • Rua Francisco Virgílio de Vasconcelos;
  • Rua Barão de Aracati.

Conforme o coordenador de Operação da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Raimundo Rodrigues, a tarifa social – de R$ 3,90 – está garantida para os dias 31 e 1º, “para um deslocamento mais tranquilo”. A entidade contará ainda com a disponibilidade de veículos reservas durante os três dias. Na sexta e no sábado serão 50 a cada dia. Já para o domingo, serão 80 o número de automóveis reservas. Nos terminais, se houver a necessidade de veículo para atender a algum bairro, segundo Rodrigues, um veículo pode ser deslocado para atender a demanda. As linhas especiais vão ter início por volta das 18h e vão contar com estocagem de veículos próximo ao local do evento. Com as principais vias bloqueadas, o embarque e desembarque será na rua Tenente Benévolo.

SEGURANÇA

Para o evento, serão disponibilizados 1.751 Policiais Militares nos três dias. Na sexta, serão cerca de 300, e nos demais dois dias serão 700 por dia. A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) disponibilizará também a delegacia móvel, que ficará estacionada ao lado do local do evento, para facilitar a realização de Boletins de Ocorrência (BOs) e demais consultas relacionadas à PC-CE. Da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), o secretário Coronel Eduardo Holanda afirmou que 850 guardas municipais de Fortaleza estarão dispostos à serviço da população.

Conforme o coronel Wagner Alves Maia, comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), serão disponibilizadas duas ambulâncias de resgate para o Réveillon: uma na Rua Idelfonso Albano e outra atrás do palco. Estarão no evento também uma viatura de combate a incêndio e uma viatura de salvamento. Para a celebração, serão realizadas duas vistorias, uma na próxima quinta-feira (28), e uma final, na sexta, antes da abertura.

ACESSIBILIDADE

Durante o Plano de Operação, foi apresentado também o plano de acessibilidade do evento. Emerson Damasceno, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE), afirmou que o Réveillon de Fortaleza caminha para ser “um dos mais inclusivos do Brasil“. Para a celebração, será disposta uma área exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD), próxima ao palco principal e à entrada. O evento contará ainda com profissionais de libras para atender à comunidade surda, rampas com acessibilidade e banheiros adaptados.

SAÚDE

Para os serviços de saúde, o secretário Municipal da Saúde, Galeno Taumaturgo, afirmou que será a “maior estrutura de saúde já montada na Beira-Mar“. Se no ano passado o Réveillon contou com 78 profissionais de saúde, neste ano, o evento contará com 201. “Esperamos que não seja necessário nenhum atendimento, mas se precisar estaremos a postos”, disse. Para a celebração do Ano Novo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará quatro ambulâncias de suporte avançado e outras quatro de suporte básico para a população.

LIMPEZA E SUSTENTABILIDADE

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), no nome do secretário Ítalo Alves de Andrade, afirmou que iniciará a limpeza no local a partir desta quarta-feira (27). Das 6h às 12h, as equipes que realizarão a limpeza nos dias das atrações vão contar com 290 profissionais do sábado e 344 no domingo. Vitor Macêdo, vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), disse que o evento preza pela sustentabilidade. A meta, conforme o titular do órgão, é de coletar 10 toneladas de resíduos sólidos durante o Réveillon. No ano passado, foram coletadas 8 toneladas, com a renda das reciclagens destinadas aos catadores, por meio das associações. No evento de virada do ano para 2024, a renda das reciclagens também serão destinadas aos trabalhadores.

O RÉVEILLON

Com uma programação de três dias – entre 29 e 31 de dezembro -, a expectativa da Prefeitura de Fortaleza é de que a receita gerada supere o valor de R$ 3,4 bilhões de 2022 para 2023. Ainda conforme a Gestão, as celebrações devem ter um incremento de 10% no número de turistas em relação ao último réveillon, atraindo mais de 600 mil pessoas. A programação conta com grandes nomes como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Alok, Luísa Sonza e Wesley Safadão. Confira as atrações:

Sexta-feira (29)

  • Roberto Carlos;

Sábado (30)

  • Mara Pavanelly;
  • Nonato Lima;
  • Luiza Sonza;
  • Péricles;
  • Marisa Monte;
  • Xand Avião;
  • Bell Marques;
  • Murilo Huff;
  • Mari Fernandes;

Domingo (31)

  • Paulo Benevides;
  • Giovana Bezerra;
  • Camila Marieta;
  • Marina Sena;
  • Ney Matogrosso;
  • João Gomes;
  • Wesley Safadão;
  • Titãs;
  • Alok;
  • Taty Girl.

No último mês de outubro, Sarto destacou que os cachês dos artistas contratados para se apresentarem nos shows serão pagos pela iniciativa privada. “Os cachês dos artistas que vão se apresentar no ‘melhor Réveillon do Brasil’ serão pagos com recursos da iniciativa privada. Teremos um evento gratuito, bonito, bem organizado e que vai atrair turistas, gerar empregos e grande impacto financeiro na nossa cidade”, afirmou José Sarto à época, nas suas redes sociais. Com 20 atrações, o show de abertura será do “Rei” Roberto Carlos, às 20h da sexta. Nove atrações começam a se apresentar no sábado, a partir das 18h. Já no domingo, outros 10 nomes se apresentam. No dia, o cearense Wesley Safadão comandará a hora da virada.

CAPACITAÇÃO DE VENDEDORES AMBULANTES

No último dia 19 de dezembro, a Prefeitura de Fortaleza sorteou 100 vagas para ambulantes cadastrados no banco de dados que demonstraram desejo de trabalhar durante as festas de Réveillon. O sorteio, realizado pela Secretaria Executiva Regional II (SER II), foi direcionado aos comerciantes que já se cadastraram e participaram das capacitações, estando, dessa forma, aptos a atuarem nos eventos que ocorrem na Avenida Beira-Mar.

Segundo a SER II, serão disponibilizadas 740 vagas para os ambulantes. Eles vão trabalhar de forma fixa ou itinerante. De 185 ambulantes fixos, dentre os permanentes e os sorteados, podem indicar até três itinerantes, cada um, alcançando, dessa forma, o total de 740 ambulantes. Dentre o total de empreendedores, 85 são permanentes, isto é, já têm autorização de trabalho na área, independente de evento.

Conforme a Gestão da Capital, todos os ambulantes que atuarão na festividade participaram de capacitação promovida pela Vigilância Sanitária de Fortaleza sobre questões relacionadas à segurança, higiene alimentar e descarte correto dos resíduos sólidos gerados. Os ambulantes poderão circular entre a rua João Cordeiro e a Avenida Rui Barbosa, no espaço que compreende o Aterro da Praia de Iracema e poderão comercializar os produtos informados no ato do cadastro. A capacitação tem validade de um ano.

RÉVEILLON MAIS PESQUISADO DO BRASIL

Segundo dados da plataforma “Semrush”, Fortaleza tem o Réveillon de 2024 mais buscado em sites de pesquisa do Brasil. O levantamento mostra que a capital cearense teve um aumento de 237,5% de procura em relação ao mesmo período do último ano, sendo a líder do ranking e ultrapassando a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

“A cada resultado de pesquisas divulgado, nós ficamos mais satisfeitos, pois Fortaleza está em um crescimento disparado na área do turismo. Somos o destino mais buscado para o ano de 2024 e o terceiro destino mais procurado para viagens de luxo, de acordo com diferentes plataformas online, o que reafirma a veracidade do que está sendo divulgado. O Réveillon de Fortaleza foi um evento em que a Prefeitura depositou um empenho imensurável e o resultado está vindo”, destacou o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

O ranking mostra ainda que as cidades litorâneas dominam o top 10 dos destinos mais buscados, com grande maioria para praias do Nordeste. Confira:

  1. Fortaleza;
  2. Copacabana-RJ;
  3. Salvador-BA;
  4. Rio de Janeiro-RJ;
  5. Búzios-RJ;
  6. Praia de Carneiros-PE;
  7. Pipa-RN;
  8. Recife-PE;
  9. Porto Seguro-BA;
  10. Trancoso-BA.

[ Mais notícias ]