Voltar ao topo

22 de abril de 2025

Wagner monta time para Eleição 2024 e pode aliar-se a insurgentes do PDT

Não se pode descartar, a preço de hoje, um acordo entre o União Brasil e o PDT em provável segundo turno em 2024
Capitão Wagner (União Brasil) em atividade de campanha pelo governo do Ceará. Foto: Divulgação

Compartilhar:

Os três deputados do PDT na Assembleia votam em bloco com os parlamentares do União Brasil e até se reúnem nas bancadas para definir apresentação de emendas e estratégias para atuação em plenário. Com o PL, a aproximação é discreta: o apoio no plano federal ao governo Lula inibe a ação do PDT em se somar aos bolsonaristas. Não se pode descartar, a preço de hoje, um acordo entre o União Brasil e o PDT em provável segundo turno em 2024, ou mesmo no primeiro turno, se continuar avançando o diálogo que tem sido frequente.

Capitão Wagner está montando o comando do União Brasil em Fortaleza e em todo o estado do Ceará. Ele foi eleito presidente do partido e outros cargos relevantes da direção estadual foram ocupados por políticos importantes: o deputado federal Danilo Forte é seu vice; e a deputada federal Fernanda Pessoa, a secretária-geral do União Brasil no estado.

Nos próximos dias será realizada a Convenção Municipal do UB. O deputado Sargento Reginauro será o presidente do partido em Fortaleza. Reginauro é da completa confiança de Wagner. Os dois estão juntos há algum tempo e iniciaram suas carreiras políticas na primeira greve da PM no governo Cid Gomes.

Um perfil rápido do sargento Reginauro mostra um político determinado, com metas e apaixonado pela causa da polícia, além de um obstinado pelo exercício da oposição aos atuais governos de Lula e Elmano. As derrotas nas eleições majoritárias do capitão Wagner estão servindo de amadurecimento político para Reginauro e todo o grupo que segue o capitão.

LÍDER DO GOVERNO E DO PT VÃO PEDIR A ELMANO PARA RECEBER OS 11 DA OPOSIÇÃO

No gabinete do governador, estão agendadas 35 audiências com deputados estaduais da base aliada. O líder do governo, Romeu Aldigueri, e o líder do PT, De Assis Diniz, pleiteiam um gesto político do governador, abrindo a agenda para receber também os 11 oposicionistas. “Temos deputados que, mesmo estando na oposição, votam a favor do governo”, disse o deputado De Assis Diniz.

PRISIONEIROS DO PDT DE UM LADO E APRISIONADOS DO OUTRO

A bancada do PDT na Assembleia tem tido comportamento que vai além da política por conta da crise que abate o partido. Os 10 que apoiam o governo Elmano estão usufruindo do poder, mas estão presos a uma decisão que os impede de deixar a legenda. Os três que estão na oposição ao governo estadual não possuem cargos para indicações e ainda assistem à cúpula do partido ter aliados nos cargos de direção de órgãos públicos. O governador optou por manter apadrinhados ainda do governo Camilo. Um deles é o sogro de Ciro Gomes. Sem pressa, o governador sufoca o PDT.

EVANDRO LEITÃO RECEBE APOIO DE DEPUTADAS

Além do gesto político do apoio recebido das deputadas à sua pré-candidatura a prefeito de Fortaleza, um detalhe chamou atenção: o apoio da deputada Lia Gomes, do PDT. Influente e reservada, a parlamentar sabe o que está fazendo, é profissional da política, apesar de estar no primeiro mandato popular. Lia Gomes atua na política em Caucaia, Fortaleza e Sobral.

BAQUIT NO HOSPITAL

O deputado Osmar Baquit não falta ao trabalho: todos os dias está na Assembleia, inclusive dirigindo os trabalhos nas sessões plenárias da Assembleia. Baquit está no hospital, com quadro de virose e pneumonia. O deputado Carmelo Neto também sofreu com a pneumonia por conta da virose. Atualmente, oito deputados estão gripados.

[ Mais notícias ]