Voltar ao topo

16 de outubro de 2024

Wagner classifica o rompimento PT-PDT como “briga pelo poder”

Confira a análise completa de Roberto Moreira

Compartilhar:

O capitão Wagner classifica o rompimento PT-PDT como briga pelo poder, pelo dinheiro e não um rompimento ideológico fundamentado no interesse público e da sociedade. Para o capitão, tudo pode ser teatro para juntar os “panos” mais à frente. O candidato do União Brasil aposta no crescimento do seu projeto para governar o Ceará a partir do racha entre PT e PDT.

No campo de jogo real, as cúpulas dos partidos romperam, mas nada em definitivo. Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças levarão algum tempo para desmontar parcerias profundas e alianças sedimentadas. Teremos algumas movimentações de adesão de ambos os lados, fruto muito mais da crise do que propriamente por agilidade.

Izolda ajudou Camilo ao deixar o PDT, ao mesmo tempo enviou gestos no qual não rejeita o PDT. O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, vota em “quem o Camilo mandar”. É histórico do PT. Seu deputado estadual é Evandro Leitão, do PDT, e não larga. Esse exemplo vale para todo o estado. Tem casos mais interessantes. O prefeito de Crateús, Marcelo Machado, vota “em quem Roberto Cláudio indicar”.

Seus candidatos são Roberto Cláudio para o governo, Camilo para o Senado, Janaína Farias para deputada federal (com anuência de RC) e Queiroz Filho para estadual. Os dois casos se repetem em todo o Ceará. Até 5 de agosto assistiremos espetáculos promovidos pelos movimentos políticos.

Depois da empolgação, o jogo começa, pode ser resolvido somente em dois tempos pela nova tática imposta pelos aliados que se afastaram. Algo está no ar em busca de respostas. Cid entra na campanha? Izolda vai seguir com Camilo? Evandro Leitão vai ser candidato a federal? Wagner terá o União Brasil e o maior tempo de rádio e TV? A semana promete ser movimentada.

Convenção de Wagner

Depois das convenções do PT e PDT, a semana reserva para o próximo dia 5 – última data para realização de homologações de candidatos – a convenção do União Brasil no Ceará, que terá o capitão Wagner liderando a coligação. Wagner está fechando com o PL a indicação do vice e terá que administrar uma disputa entre seis nomes para o Senado.

Lula Genial

Você conhece alguém que recebeu uma casa verde amarela? Claro que não! Então vai ser assim: no meu governo quem ganhar uma casa do Minha Cada, Minha Vida, pode pintar de qualquer cor”. Lula disse mais, as casas terão padrão melhor. “Será melhor ainda a qualidade”.

[ Mais notícias ]