O Ceará volta a entrar em campo pela Copa Sulamericana após vencer na estreia da competição e na partida inaugural do Campeonato Brasileiro. O Vovô vai enfrentar o Deportivo La Guaira, hoje (12), às 19h15, no estádio Olímpico, em Caracas, capital da Venezuela, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos.
Após ser eliminado precocemente do Campeonato Cearense e da Copa do Nordeste, o Ceará parece ter espantado a crise de vez e voltado a encontrar o seu bom futebol. Com o novo treinador Dorival Júnior, são duas partidas disputadas e duas vitórias. A estreia na Copa Sulamericana, contra o Independiente/ARG, na Arena Castelão, onde o Vovô venceu por 2 a 1 de virada, e a vitória sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, por 3 a 2, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar das eliminações, os números do Alvinegro de Porangabuçu não são ruins. Foram 15 partidas disputadas até o momento na temporada, onde o Ceará venceu 10, empatou quatro e foi derrotado apenas em uma. As duas eliminações vieram na disputa de pênaltis, no campeonato estadual, o Vovô conheceu sua única derrota na temporada, ao perder pro Iguatu por 1 a 0, após ter vencido a partida de ida por 2 a 1, já na Copa do Nordeste, a equipe cearense empatou com o CRB/AL por 0 a 0 no tempo normal. Com a vitória sobre o Independiente, o Ceará assumiu a liderança do Grupo G, com 3 pontos conquistados, já que na outra partida do grupo, o Deportivo La Guaira empatou por 1 a 1 com o General Caballero/PAR, no Paraguai. Vale ressaltar que as equipes se enfrentam duas vezes, em confrontos de ida e volta, e apenas o primeiro colocado do grupo passa para a próxima fase.
O adversário do Alvinegro, o Deportivo La Guaira, é uma equipe que está no momento crescente. Os venezuelanos foram campeões do campeonato nacional no ano de 2020, sendo essa a sua única conquista na história, e somam dois títulos da Copa da Venezuela, em 2014 e 2015. Um fato curioso é que a equipe foi fundada em 2008, com o nome de Real Esppor Club, mas somente a partir de 2013 se tornou Deportivo La Guaira. Na temporada atual, a equipe é líder do Campeonato Venezuelano, com 14 pontos conquistados em sete partidas disputadas, com uma campanha de quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
NO ANO PASSADO
Na edição do ano passado, o Vovô também começou bem a competição internacional, chegando na última rodada da fase de grupos como líder, precisando apenas empatar o seu duelo contra o Arsenal de Sarandí, fora de casa, mas o clube alvinegro foi derrotado e viu a vaga escapar das suas mãos.
Situação que ficou de aprendizado e que a equipe não espera repetir esse ano, aproveitando para somar o máximo de pontos possíveis, já que a última rodada desta edição atual será mais uma vez fora de casa, contra o Independiente, equipe de maior tradição no grupo. Como o jogo do último sábado (9) aconteceu em São Paulo, por questões de logística, a diretoria alvinegra decidiu que o elenco não voltaria para a capital cearense e embarcaria para a Venezuela diretamente da capital paulista. A equipe realizou um treino na manhã de ontem (11), no CT do Corinthians, como preparação para o confronto internacional.
A expectativa é que o comandante alvinegro possa repetir a mesma escalação que usou nos seus dois primeiros jogos sob o comando da equipe de Porangabuçu, com exceção de Nino Paraíba, que foi expulso no jogo contra o Independiente e terá que cumprir suspensão automática. Assim, o Ceará deve ir a campo com a seguinte equipe: João Ricardo; Michel Macedo, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richardson, Rodrigo Lindoso e Fernando Sobral; Lima, Mendoza e Vina.
Já os venezuelanos do Deportivo La Guaira, comandados por Daniel Farías, deve ir a campo com os seguintes jogadores: Carlos Olses; Kendrys Silva, Francisco La Mantia, Jiovany Ramos, Jon Aramburo e Luis Ovalle; Santiago Herrera, Arles Flores e Yohan Cumana; Sergio Unrein e Jovanny Bolívar.