Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Vovô joga nesta quarta pelo jogo de ida das Oitavas da Copa Sul-americana

Os atletas Mendoza, Rodrigo Lindoso, Richard, Dentinho, Léo Rafael e Jael estão machucados. O volante Richard Coelho está suspenso para a partida

Compartilhar:

Luiz Otávio completou 250 jogos com a camisa do Vovô na última partida (Foto: Marcelo Vidal/Ceará SC)

David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

O Ceará enfrenta o The Strongest/BOL, na noite desta quarta-feira, 29, às 19h15, a partida marca o jogo de ida das Oitavas de Final da Copa Sul-americana, e acontecerá no estádio Hernando Siles, em La Paz, capital boliviana, a 3.637 metros do nível do mar, a maior altitude em um estádio localizado em uma capital de país.

O Vovô embarcou para a Bolívia, na última segunda-feira, 27, com 11 desfalques, um time completo de futebol. Os atletas Mendoza, Rodrigo Lindoso, Richard, Dentinho, Léo Rafael e Jael estão machucados – o volante Richard Coelho está suspenso para a partida, enquanto Bruno Pacheco, João Ricardo, Lucas Ribeiro e Cléber testaram positivo para covid-19 e não poderão enfrentar a equipe boliviana.

A delegação alvinegra viajou primeiramente para a cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde realizou o treino de apronto na tarde desta terça-feira, 28, no estádio Ramón Aguilera. A cidade fica localizada a 850 km de distância da capital, La Paz, e o elenco embarca hoje em direção ao local do jogo. A volta para a capital cearense está marcada para quinta-feira, 30.

Apesar de estar há cinco jogos sem vencer, entre Brasileirão e Copa do Brasil, na Sul-americana a história para o Ceará é completamente diferente. O Vovô é a única equipe 100% na competição, tendo vencido os seis jogos que disputou na fase de grupos, além de possuir o melhor ataque, com 17 gols marcados, e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido.

O treinador Marquinhos Santos alertou para a dificuldade que a equipe alvinegra deve encontrar ao enfrentar o The Strongest, na altitude de La Paz, mesmo estando em boa fase no torneio.

“É uma competição em que o Ceará se posicionou muito bem, soube trabalhar com a competição, aproveitou o momento. Não podemos, no jogo eliminatório, achar que vamos atropelar, passar por cima. Temos que lembrar o que o The Strongest fez com o Athletico/PR, que hoje está no G-4 (do Campeonato Brasileiro). É uma equipe perigosa, que sabe jogar na altitude. Temos que fazer jogo de imposição e controle, buscando a vitória lá dentro, de maneira organizada, mental e estrutural para, dentro de casa, firmarmos classificação”, afirmou o comandante.

Diferente da maratona que o Vovô vem enfrentando, disputando três competições simultaneamente, o The Strongest está há mais de duas semanas sem disputar uma partida oficial. A última aconteceu no dia 12 deste mês, quando a equipe foi derrotada por 3 a 0, para o Bolívar, na final do Torneio Apertura, que representa o primeiro turno do Campeonato Boliviano.

Descansado, sem desfalques e mais acostumado com a altitude, a equipe boliviana quer fazer valer o fator casa, como fez na Copa Libertadores deste ano. O The Strongest chegou às Oitavas de Final da Copa Sul-americana, após ficar em 3º lugar no grupo B da Libertadores, juntamente com Athletico/PR e Libertad/PAR, que se classificaram nas duas primeiras posições, com o Caracas/VEN, que ficou em 4º.

Como mandante, os bolivianos terminaram a competição invictos, com uma vitória e dois empates. Tendo vencido o Athletico/PR por 5 a 0, jogo citado por Marquinhos Santos em entrevista, que acabou inclusive culminando na demissão do então treinador do Furacão, Fábio Carille, e empatando com Caracas e Libertad, ambas por 1 a 1.

Nos últimos 24 jogos em casa, o The Strongest foi derrotado apenas duas vezes, ambas para o Bolívar, nesse período a equipe disputou o Campeonato Boliviano e a Copa Libertadores, tanto fase de grupos, quanto a Pré-Libertadores, onde passou pela equipe do Plaza Colônia/URU.

O provável The Strongest a ir a campo, deve ser o seguinte: Guillermo Viscarra; Diego Wayar, Gonzalo Castillo, Adrián Jusino e Juan Aponte; Luciano Ursino, Fernando Saucedo, Bautista Cascini e Gabriel Esparza; Martín Prost e Enrique Triverio.

Já o provável Ceará, deve ir a campo com os seguintes jogadores: Vinícius Machado; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richardson, Fernando Sobral e Vina; Erick, Lima e Matheus Peixoto.

[ Mais notícias ]