Em confrontos válidos pela 12ª rodada do Brasileirão, Ceará receberá o Atlético/MG, hoje, e o Fortaleza Leão visitará o Avaí, amanhã. Ambas as partidas acontecerão às 19 horas
David Mota
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br

Depois de empatarem os seus jogos pela rodada do fim de semana, Ceará e Fortaleza voltam a entrar em campo neste meio de semana, pelo Campeonato Brasileiro.
Em confrontos válidos pela 12ª rodada do torneio, o Vovô receberá o Atlético/MG, nesta quarta-feira, 15, na Arena Castelão, enquanto o Leão visitará o Avaí, nesta quinta-feira, 16, na Ressacada. Ambas as partidas acontecerão às 19 horas.
O jogo de logo mais marcará a estreia de Marquinhos Santos no comando do Vovô. Apesar dos mandantes ocuparem a 13ª colocação e os visitantes estarem em 6º, a diferença é de apenas três pontos entre as equipes. Em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, o Alvinegro Cearense ultrapassará a equipe mineira.
Para isso, será preciso vencer a primeira partida como mandante na competição. O Vovô já disputou quatro jogos em casa e somou apenas dois pontos, tendo perdido as duas primeiras para Botafogo e Red Bull Bragantino, e empatado as duas seguintes com Flamengo e Coritiba.
Os rivais mineiros perderam apenas uma partida das cinco que disputaram como visitante no Brasileirão, mas também venceram apenas uma, empatando outras três. A vitória veio contra o Athletico/PR, na primeira partida longe dos seus domínios no campeonato, seguida de três empates com Goiás, Red Bull Bragantino e Palmeiras, e a última vez que entrou em campo fora de casa, saiu derrotado por 5 a 3 para o Fluminense.
Em se tratando de confronto direto, o torcedor do Ceará pode ficar entusiasmado, pois nas últimas seis vezes que se encontraram com mando do Vovô, os cearenses venceram três, empataram duas e foram derrotados apenas uma vez. Da última vez que se encontraram, na Arena Castelão, o Alvinegro de Porangabuçu venceu por 2 a 1, com gol no último minuto de jogo.
Para conquistar os primeiros três pontos com o apoio do seu torcedor, o novo comandante poderá contar com Steven Mendoza, que vive excelente fase. O atacante colombiano balançou as redes em sete dos últimos oito jogos, sendo cinco seguidos.
Com nove gols em oito partidas, seis nos últimos cinco, e 16 gols na temporada, Mendoza se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história do futebol cearense, ultrapassando Fred Alemão, que marcou 14 gols com a camisa do Fortaleza. Com os tentos marcados nesta temporada, Steven chegou a marca de 20 gols com a camisa alvinegra e não quer parar por aí.
Porém, do outro lado, o Galo contará com a presença do atacante Hulk, que é um dos maiores nomes do futebol brasileiro. O atacante já marcou 20 gols na temporada, sendo seis no Brasileirão, em nove partidas disputadas, além de ter sido o artilheiro da edição passada, com a marca de 19 gols na competição.
DISPUTA ENTRE DOIS LEÕES EM CAMPO
A partida desta quinta, na Ressacada, entre Avaí e Fortaleza, é mais uma de suma importância para ambos os Leões envolvidos. Os donos da casa, em caso de vitória, podem terminar a rodada na zona de classificação para a Libertadores, enquanto os visitantes precisam vencer e torcer por derrota do Juventude para deixar a lanterna da competição.
Com apenas uma vitória em 11 jogos disputados, a situação só piora para o Fortaleza, apesar de estar a três partidas sem perder, vem de dois empates decepcionantes em casa, contra Goiás e Athletico/PR, e amarga a última posição da tabela, com apenas sete pontos conquistados, cinco atrás do primeiro clube fora da zona de rebaixamento.
Mas, se o torcedor do Leão do Pici precisa de algo para acreditar, a única vitória, até o momento, no campeonato, veio exatamente na última vez que a equipe jogou fora de casa, quando venceu o Flamengo por 2 a 1, no Maracanã. Nas últimas três partidas longe dos seus domínios, o Fortaleza venceu todas. Além da vitória no Brasileirão, o Tricolor superou Alianza Lima/PER e Colo Colo/CHI, pela Libertadores, para conquistar a vaga inédita nas Oitavas de Final da competição.
O Avaí vem de vitória conquistada fora de casa, contra o Botafogo. Porém, antes disso, vinha em sequência negativa de cinco jogos sem vencer. Mas como mandante, a campanha do Leão Catarinense é positiva, são três vitórias, um empate e apenas uma derrota nos cinco jogos que fez em seu estádio.
Nas últimas três vezes que se enfrentaram, o Fortaleza venceu todas. A primeira da sequência, em 2018, inclusive garantiu o título de Campeão da Série B para o Leão do Pici. Os outros dois encontros aconteceram no ano seguinte, na Série A, onde os cearenses venceram os dois confrontos, em casa e fora de casa. O último duelo entre eles, foi na Ressacada, e terminou com vitória de 3 a 1 da equipe cearense.