Ceará marcou todos os gols na etapa final e venceu por 3 a 0 o Deportivo La Guaira, em partida pela Sul-americana realizada ontem na Arena Castelão
DAVID MOTA
ESPECIAL PARA OPINIÃO CE
david.mota@opiniaoce.com.br
Para se manter 100% na Sul-americana e manter sua vantagem sobre o Independiente/ARG na classificação, o Ceará precisava vencer o Deportivo La Guaira, na Arena Castelão, na noite desta terça-feira, 3. O Vovô cumpriu o seu objetivo e venceu fácil por 3 a 0, se mantendo invicto e na liderança do grupo G da Copa Sulamericana. Os gols foram marcados por Mendoza, Vina e Erick.
Devido à fragilidade do adversário e da maratona de jogos que o Alvinegro vem enfrentando, o treinador Dorival Júnior optou por uma equipe alternativa, poupando a maioria dos seus titulares. Mas mesmo com a equipe bastante modificada, o Ceará começou melhor a partida, como era esperado.
Antes do primeiro minuto, o Vovô já tinha finalizado com Richard Coelho, que chutou de fora da área e viu seu chute ser desviado pela defesa adversária. A segunda ação ofensiva também foi dos donos da casa, com Lima que recebeu de Nino Paraíba, cortou para o meio e finalizou para fora, assustando o goleiro Cristian Flores.
Chegando na marca dos 10 minutos, o Deportivo La Guaira chegou pela primeira vez, com o meia Herrera finalizando de fora da área sem assustar muito o goleiro Richard, que começou como titular na partida de hoje no lugar de João Ricardo.
Após isso, o Vovô emplacou uma pressão em busca do primeiro gol e viu Kelvyn cabecear muito próximo ao gol, após lançamento de Nino Paraíba, e arrancou os gritos de quase gol do torcedor presente no estádio. Um minuto depois, Lima tabelou com Wescley na área e finalizou de primeira buscando o ângulo, o goleiro da equipe venezuelana voou para fazer uma excelente defesa.
Empurrado pelos mais de 20 mil alvinegros presentes na Arena Castelão, o Ceará continuou em cima e viu Mendoza receber a bola na ponta esquerda, levar para o meio e finalizar perto da meta adversária, mas para fora.
Na metade da primeira etapa, a equipe alvinegra sofreu com mais um desfalque por lesão. O zagueiro Messias sentiu a posterior da coxa e teve que ser substituído pelo jovem Marcos Victor. No final do 1º tempo, o volante Richard Coelho fez boa jogada, deixou o adversário no chão e tocou para Mendoza, o atacante colombiano finalizou e viu a bola desviar no seu companheiro e explodir na trave. Apesar da pressão, o jogo foi para o intervalo empatado sem nenhuma equipe conseguir balançar as redes.
SEGUNDO TEMPO
Na volta para o 2º tempo, Dorival Júnior trouxe Vina e Erick para o lugar de Cléber e Kelvyn. A mudança surtiu efeito logo no início, quando o Vovô chegou com perigo após bom cruzamento rasteiro de Nino Paraíba, que Mendoza finalizou sem goleiro, mas em cima do zagueiro, na sobra, Lima chutou para fora.
Um minuto depois, Vina recebeu boa bola dentro da área, dominou e finalizou na saída do goleiro Cristian Flores, que defendeu em dois tempos, ficando com a bola após espalmá-la. Com nova pressão, o gol alvinegro parecia questão de tempo.
Os visitantes ainda tentaram ensaiar algo após as entradas do atacante Unrein e do meia Héber García no lugar de Herrera e Darluis Paz, mas foi o Ceará que abriu o placar com Mendoza, de cabeça, após excelente jogada e cruzamento de Erick, o atacante colombiano, de dentro da pequena área, só precisou empurrar para o gol, inaugurando o marcador. Com o controle do jogo e muito mais volume ofensivo, o Ceará não demorou para ampliar o placar.
E logo aos 20 minutos da etapa final, após escanteio cobrado, o goleiro da equipe venezuelana saiu mal do gol e deixou a bola viva na área para Vina empurrar para o gol vazio, colocando 2 a 0 no placar da Arena Castelão.
Dez minutos depois, foi a vez de Erick invadir a área, ultrapassar o defensor na velocidade, trazer a bola para o pé direito e fuzilar o goleiro, fazendo o terceiro gol do Vovô na partida e o seu segundo como profissional, tendo marcado o primeiro exatamente na última partida da Copa Sul-americana.
No final do jogo, ainda sobrou tempo para uma chance de perigo para cada lado. O Deportivo La Guaira chegou primeiro, com Héber García pegando rebote dentro da área e cobrindo o goleiro Richard, mas Gabriel Lacerda estava atento na cobertura e tirou em cima da linha.
Já o Vovô teve a chance de ampliar nos últimos minutos com Lima, mas viu o atacante ser parado em boa defesa do goleiro Cristian Flores. Assim, o confronto terminou com 3 a 0 no placar e o Vovô se mantém com três pontos de vantagem sobre o Independiente/ARG, que venceu o General Caballero por 4 a 0, faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos.