Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Votação da OAB-Ce para indicação de desembargadores confirma placar dos bastidores

Compartilhar:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está de olho nas escolhas, aumentando a responsabilidade do colegiado do Tribunal de Justiça cearense

Divulgação

As duas listas com os 12 nomes que serão encaminharas ao Tribunal de Justiça não trouxeram novidades. A OAB foi pela tendência, mostrando que os conselheiros estão sintonizados politica e juridicamente, preocupados em valorizar a missão da desembargadoria.

Durante a campanha, ocorreu uma verdadeira varredura na vida dos 27 candidatos. Até mesmo o Judiciário foi acionado para tirar da disputa advogados com negócios duvidosos junto ao poder público. O funil serviu para evidenciar um momento novo na OAB. A justiça fará da luta o complemento da ética como critério para se assumir um cargo com tamanha relevância.

Os mundos político e econômico, entidades e profissionais liberais se envolveram na escolha dos advogados que representarão a categoria no Pleno maior da justiça cearense. Para os advogados, é bom que, ao escolher dos três nomes de cada lista, os desembargadores aprimorem o
pente fino. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está de olho nas escolhas, aumentando a responsabilidade do colegiado do Tribunal de Justiça cearense.

A presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro, tem a voz mais forte no processo. Juíza de carreira e desembargadora por mérito, ao cumprir com correção seu painel como julgadora, terá a responsabilidade de liderar a entrada de 10 novos desembargadores. Todos os nomes passarão pelo crivo dos atuais desembargadores. A escolha errada acarretará retrocesso a uma luta, até aqui, realizada para tornar o Tribunal livre dos que não respeitam a toga.

A mobilização dos advogados durante a campanha foi bem mais ética do que em episódios anteriores. Não se viu a agressividade costumeira, o poder econômico a olho nu e muito menos denúncias de favorecimentos. Todos sabem que alguns nomes têm vantagens. O Judiciário foi acionado para equilibrar as escolhas. Agora, cabe ao poder nomear quem tenha respeito às leis e à ética e conhecimento da conduta responsável que cabe a um juiz.

Gorete Pereira no páreo

A deputada Gorete Pereira articulou e garantiu a filiação de 11 vereadores de Fortaleza ao União Brasil. Em outra iniciativa, viabilizou 700 mil votos com nomes de peso da política cearense que estarão na disputa. Toda a documentação está com Luciano Bivar, o presidente do União Brasil. A sigla definirá, até o dia 20, com quem fica o partido no Ceará.

Evandro Leitão em sintonia 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, está em sintonia com Cid, Izolda e Camilo Santana. O parlamentar tem levado a proposta de ajustar partidos para fortalecer candidaturas. O destino do deputado Júlio César, líder do governo, foi discutido com o senador. Júlio César Filho precisa ampliar a base, para se salvar da degola eleitoral.

[ Mais notícias ]