Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Volta às aulas – nova etapa e novos desafios #14

Compartilhar:

As crianças estão se despedindo das férias e iniciando um novo ciclo escolar. Dependendo da idade, os desafios podem ser maiores ou menores. Para quem está recomeçando vem a readaptação. Para quem está começando, o desafio é apresentar esse mundo novo fora do lar.

O contexto familiar rege a decisão sobre quando começar a rotina escolar. É cada vez maior a oferta de berçários para bebês. Pais que trabalham e não contam com rede de apoio optam pelas creches. Especialistas são cuidadosos ao comentar sobre a “idade certa” de se iniciar a creche. Sabemos que o ideal, nos primeiros anos de vida, é o maior contato com a família e com o ambiente doméstico. Mas, esse “ideal” deve levar em conta o contexto familiar. Se os pais passam o dia trabalhando fora cabe uma análise criteriosa na decisão de ter ou não babá, de optar ou não pela creche. Essa decisão envolve aspectos financeiros, culturais e, principalmente, a escolha da família com relação a forma de conduzir a educação e cuidados com a criança.

Para aqueles que optam pela creche, alguns critérios devem ser levados em conta na escolha.

1 Segurança
Observe se a instituição escolhida tem boa estrutura, se segue as recomendações de segurança determinadas pelos órgãos que regem a proteção, a saúde e a atenção integral às crianças.

2 Metodologia
Observe se a metodologia da creche / escola está alinhada com os valores da família. Se as normas vigentes estão de acordo com as suas expectativas e escolhas pessoais.

3 Logística
A localização tem grande peso na logística. A instituição está numa rota favorável para os pais? O tempo de deslocamento é viável? Avalie bem para evitar transtornos no dia a dia.

4 Acolhimento
Como a creche acolhe o bebê / criança? Qual a política interna com relação a birra, choro, dificuldades de adaptação, conflitos entre colegas? Esses pontos devem estar claros.

5 Relação família / escola
Como a instituição se comunica com a família? Existe abertura de comunicação, retorno com relação a questionamentos e demandas? É preciso ter diálogos abertos e acesso fácil à escola. Quanto mais próxima a família do ambiente escolar, mais segurança os pais terão.

6 Faça a sua parte
Se envolva no calendário escolar. Participe de grupos de apoio, esteja presente nas atividades, ofereça ajuda, acompanhe a rotina e se empenhe em contribuir de forma eficiente durante o ano letivo.

Readaptação
Mesmo para crianças que estejam inseridas no ambiente escolar, a volta às aulas exige atenção. O período de férias normalmente foge à rotina, horários de alimentação, descanso e lazer ficam mais flexíveis. O ideal é tentar retomar a rotina pelo menos uma semana antes do início das aulas. Faça um calendário e aproxime a criança dos preparativos para o retorno. Envolver na preparação do material, rever fardamento, mochila, conversar sobre o que vai aprender no ano que inicia. Quanto mais a criança se sentir participante do processo, maiores as chances de um retorno tranquilo. Um encontro com os coleguinhas para a despedida das férias é outra alternativa que funciona muito bem.

Alinhe expectativas e observe sua criança
A melhor forma de saber se o ambiente escolar está adequado é observar o seu filho. Converse com ele, se envolva na rotina diária, procure saber o que está aprendendo e use momentos do dia para mostrar interesse sobre os temas. Destaque as conquistas e ajude na superação dos desafios. Não compare seu filho com os colegas e não pressione por resultados fora da realidade. Cada criança tem seu tempo e sua linha de desenvolvimento. Se tiver dúvidas no campo cognitivo e pedagógico, procure orientação profissional.

 

Jeri Bilíngue: Projeto oferece aulas de inglês para crianças na Vila de Jericoacoara

Dominar um segundo idioma é algo fundamental. E quanto mais cedo se construir essa ponte de aprendizado melhor. As crianças tem uma imensa facilidade de absorver conhecimento, principalmente na primeira infância. A grande questão é que aulas de idiomas normalmente custam caro, o que acaba limitando o acesso.

Em Jericoacoara, no Litoral cearense, uma iniciativa está oportunizando aprendizado gratuito de inglês para crianças. O projeto “Jeri Bilíngue”, do Conselho Comunitário de Jericoacoara com apoio da GAV Resorts, começou no último dia 08. São 40 alunos distribuídos em quatro turmas. Para ser elegível, é necessário residir na Vila de Jericoacoara e estar regularmente matriculado no Ensino Fundamental. As aulas seguem até dezembro, com pausa para as férias.

O maior impacto do projeto vai além do ensino do idioma inglês. Ao adquirirem essa habilidade, os participantes estarão preparados para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. A capacidade de se comunicar em inglês não apenas amplia as perspectivas profissionais, mas também promove uma maior integração no atendimento a turistas internacionais, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Ana Joyce, vice-presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara, destaca a importância do projeto. “O ‘Jeri Bilíngue’ é uma oportunidade única para nossas crianças. Além de proporcionar conhecimento em uma língua estrangeira, estamos promovendo uma verdadeira transformação social, abrindo portas para um futuro mais promissor”, ressalta.

Léu Couto, consultor estratégico da GAV Resorts no Ceará, enfatiza o comprometimento do setor privado com o desenvolvimento local. “Esta parceria entre o Conselho Comunitário de Jericoacoara e a iniciativa privada é um exemplo do impacto positivo que pode ser alcançado quando diferentes setores se unem para promover o crescimento e a inclusão”, destaca.

 

 

Circo Americano faz temporada de verão em Fortaleza

Nesse período de volta às aulas, nada melhor do que oferecer às crianças momentos de lazer que tornem a retomada à rotina mais leve. Uma ótima opção é assistir a um espetáculo circense.

O público do Ceará vai se encantar com um espetáculo internacional com números de tirar o fôlego, atrações de várias partes do mundo e uma estrutura gigantesca. Em turnê pela América Latina desde 2021, o Circo Americano traz para o Brasil uma proposta inovadora que une música, dança, teatro, manobras radicais e diversos efeitos especiais, tudo dentro de uma tenda de alto padrão que conta com ar-condicionado e equipamentos de última geração para proporcionar ao público o máximo de conforto para a imersão no mundo de fantasia. Compõem a estrutura cerca de 800 toneladas de equipamentos, 40 carretas para transporte e 200 profissionais envolvidos, entre artistas, técnicos, diretores, profissionais de montagem e outros colaboradores.

O Circo Americano – projeto que tem origem na França, Estados Unidos e Brasil – destaca-se por ser um dos mais novos e modernos circos da atualidade e faz parte de um grupo composto por outros cinco grandes circos em turnê pela América Latina. Hoje, na 6ª geração, o grupo tem como propósito manter viva a magia e a cultura do circo ao redor do mundo.

Circo Americano – Brazil Tour 2024

Programação: Segunda a Sexta-feira – 20h30.

Sábado, Domingo e feriados – com sessões às 16h00, 18h00 e 20h30.

Espetáculo com 2h de duração e 15 minutos de intervalo.

Classificação indicativa: Livre.

Ingressos disponíveis em www.circoamericano.com.br ou na bilheteria presencial sem taxa. Todas as informações estão disponíveis no Instagram @circoamericanooficial ou no site.

 

 

[ Mais notícias ]