Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Você já planejou o novo ano do seu filho? | Leitura Mais Arte #11

Compartilhar:

Você já planejou o novo ano do seu filho?

O planejamento da rotina é uma forma eficiente de organização familiar que deve envolver a criança e levar em conta suas necessidades e preferências

Final de ano é um período nostálgico, mas é também um marco no planejamento. São muitas as ferramentas utilizadas: aplicativos, planner, agendas, planilhas… mas você sabia que, além do planejamento pessoal e profissional, as mães podem e devem planejar o ano das crianças?

Essa organização traz inúmeros benefícios para os cuidadores, que terão uma visão geral da rotina das crianças, e para a própria criança, como explica a psicoterapeuta Giza Santiago. “Fazer o planejamento da criança com antecedência e dar a ela a previsibilidade do que o novo ano vai proporcionar, é importante para que ela saiba o que a espera. Possibilitar a ela pensar seus interesses, gerar expectativas positivas e idealizar o que irá acontecer é fundamental para que a criança seja efetivamente parte e protagonista da sua rotina”.

 

 O que levar em conta no planejamento infantil

O planejamento da rotina de uma criança deve levar em conta vários aspectos que passam  pelo estilo de vida da família, orçamento, fluxos de deslocamento e necessidades da criança, sejam elas obrigatórias, como tratamentos de saúde, até opções educacionais complementares. Mas dentro desse universo de possibilidades e limitações, Giza explica que há três pontos fundamentais que devem nortear o planejamento da rotina de uma criança.

1 Entender sobre os interesses, atividades que a criança tenha afinidade, além da rotina educacional.

2 Não encher a rotina de atividades. Não é incomum encontrarmos crianças cansadas e com desgastes físico e mental. É necessário reservar momentos de ócio, compreender que pausas são importantes para consolidar as informações captadas durante o dia a dia, principalmente para as crianças, que estão em uma fase fundamental de absorção de informações e conhecimentos.

3 A rotina, a depender do que se trate, pode e deve ser alterada caso não atenda às necessidades da criança e da família, ou ocorra o desinteresse em alguma atividade, ou ainda sinal de que não está sendo positivo para o bem estar de todos, principalmente da criança.

 

Quando incluir a criança no planejamento?
A partir de três anos algumas crianças já conseguem demonstrar seus interesses e isso já pode ser levado em consideração, ouvindo o que ela deseja e apresentando como acontece e se de fato ela quer realizar. No entanto, a partir de 4 anos, a depender de como a criança esteja em seu desenvolvimento social e emocional, ela já tem condições de deixar mais claro e compreender melhor seus interesses e ser apresentada a uma rotina mais estruturada, que pode ser facilmente dialogada nessa construção. “Esse é um ponto fundamental, a participação da criança na elaboração da sua própria rotina, com possibilidades de negociação no que é negociável”.

 

Como apresentar o planejamento à criança
O caminho mais curto para se chegar a uma criança é sempre o lúdico. Veja as orientações da psicoterapeuta para fazer com que a criança entenda a sua rotina.

1 Use cartolina, recortes e colagens que ilustrem as atividades.

2 Ter um relógio com ponteiros que possam visualizar cada momento.

3 Imagens com velcros que possam ser colocadas no início de cada manhã.

4 Posicione o “quadro de rotina” em um local que a criança possa acessar com facilidade, por exemplo, no seu próprio quarto.

 

“Gerar expectativas positivas e idealizar o que irá acontecer é fundamental para que a criança seja efetivamente parte e protagonista da sua rotina”.

Por Giza Santiago
Psicoterapeuta

 

Benefícios do planejamento infantil
Planejar possibilita ter acesso e se familiarizar antes mesmo da experiência, logo, já nos aproxima minimamente do que está por vir. Desta forma, mesmo que a criança não esteja disponível ou se interesse em fazer parte de toda a construção, ela acessa as possibilidades, encontra um espaço para colocar seus interesses e isso já é muito bom. “Na medida em que a criança acessa progressivamente esse recurso ele se torna mais familiar e menos desinteressante, por isso a importância da sua participação, mesmo que mínima, e de pensar uma forma interativa com esse recurso. Isso possibilita a consolidação progressiva de uma rotina eficiente”.

 


GABRIEL INDICA

O Natal é mágico! Ninguém discorda né? Eu adoro livros natalinos. Tem um, em especial, que é maravilhoso para ler nessa época.

Quando a mamãe me mostrou a capa fui logo lendo o título: “O carteiro chegou”. Ao folhear as primeiras páginas vi que havia envelopes com algo dentro. Fiquei curioso para abrir. Então começamos a leitura da história de um carteiro que adora seu trabalho e vai de bicicleta entregar as correspondências.

A surpresa vem quando o carteiro chega nas casas. Elas são de personagens bem conhecidos dos livros infantis, como a Família Urso, a Bruxa, o Gigante, a Cinderela, o Lobo Mau… A cada casa que o carteiro chega somos surpreendidos por um personagem diferente. Mas sabe o que é mais legal? O livro é como a sacola do carteiro, vem cheio de cartas. Você pode ler, de verdade, todas elas, antes mesmo de serem entregues aos personagens. As cartas estão dentro dos envelopes ao longo do livro. Demais né? O Carteiro, com seu uniforme azul, vai passeando pelas casas e levando nossa imaginação às alturas. Um livro lindo! Tenho certeza que você vai adorar.

O Carteiro Chegou
Autores: Janet & Allan Ahlberg
Editora: Companhia das Letrinhas
Onde encontrar: livrarias e lojas virtuais. Basta digitar o nome na busca e aparecem as opções de compra.
Faixa de preço: entre R$40 e R$60

 

Agenda de Natal

O Shopping Eusébio, ao lado do NAMME/APAE, preparou uma programação natalina com Papai Noel PCD, apresentação de alunos do coral, música e teatro. O evento está marcado para o dia 19 de dezembro, às 18h.

“Me sinto muito realizada em promover esse momento tão satisfatório para nossos alunos, onde eles vão mostrar sua capacidade e evolução que construíram ao longo do ano de 2023”, disse Christiane Natalie Gomes, coordenadora de eventos do Namme. Haverá Coral de Natal com coralistas PCD’s – que fazem a interpretação das canções natalinas em libras – e o Show de Natal com o Inclusimusic.

“Iremos conhecer a magia e encanto do Natal juntos para conseguirmos celebrar o nascimento de Jesus Cristo. É um convite para estarmos unidos, compartilhando momentos de alegria”, reforça Christiane Gomes que destaca ainda a inclusão, reflexão e celebração. As famílias terão a oportunidade de tirar fotos com o Papai Noel.

Programação
18h Abertura (apresentação de “O Verdadeiro Sentido do Natal”.
19h Show de Eduardo Saxofonista.
19h20 Inclusimusic
19h30 Coral PCD’s
19h50 Flaubert Saxofonista
20h Chegada do Papai Noel PCD

Endereço: Av. Eusébio de Queiroz, 1890 – Tamatanduba, Eusébio.
Evento aberto ao público.

 

 

 

[ Mais notícias ]