O ataque a tiros registrado na manhã desta quinta-feira (25) em uma escola pública de Sobral vitimou dois estudantes e deixou três feridos. As vítimas fatais foram identificadas como Luis Oliveira Filho, de 17 anos, e Victor Guilherme, de 16 anos.
Câmeras de segurança registraram o instante em que dois criminosos chegam à escola em uma moto e, após estacionarem, se dirigem ao pátio e disparam contra os alunos que estavam no intervalo das aulas. Os disparos partiram de fora da instituição e atingiram estudantes que estavam no pátio durante o intervalo.
Vídeos gravados por estudantes – aos quais o Opinião CE teve acesso – mostram os colegas correndo em direção aos portões e escadas para se proteger.
Outros três estudantes foram atingidos pelos disparos e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram levados a unidades de saúde da região, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
REFORÇO NA SEGURANÇA
Mais cedo, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), informou, via redes sociais, que ligou para o governador Elmano de Freitas (PT) e para o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), e colocou a equipe de crise do MEC à disposição do Estado.
“Telefonei para o governador Elmano de Freitas e para o prefeito Oscar Rodrigues, colocando toda a estrutura do MEC à disposição. Nossas equipes especializadas em situações de crise e violência extrema já acompanham o caso de perto, por meio do Núcleo de Respostas e Reconstrução de Comunidades Escolares. A hora é de unir forças e trabalharmos, juntos, para preservar a escola como um espaço sagrado, lugar de paz e de acolhimento”, escreveu.
Também pelas redes sociais, o governador Elmano de Freitas disse que enviou a cúpula da Segurança Pública ao município “para a adoção de todas as medidas que forem necessárias”. “Além de reforço policial em toda a região para capturar os criminosos, determinei a ida da cúpula da Segurança Pública ao município para a adoção de todas as medidas que forem necessárias. Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, disse.
A governadora em exercício, Jade Romero (MDB), classificou o episódio como “gravíssimo”. “Nosso governador Elmano de Freitas já determinou rigor máximo na apuração do crime e a presença da cúpula da Segurança Pública no município, dando toda atenção necessária e celeridade na apuração do ocorrido. Deixo aqui meu abraço e minha solidariedade à família e a toda comunidade escolar”, reforçou, por meio das redes sociais.
O caso ocorre um dia após outra tentativa de homicídio próximo de uma escola pública no bairro Sumaré, também em Sobral. A polícia investiga se os dois episódios têm relação. A cidade já havia registrado um episódio semelhante em 2022, quando um estudante de 15 anos foi baleado e morreu dentro da sala de aula de outra escola estadual.
