O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta voltar ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro próximo, desembarca nesta sexta-feira, 17, no estado de Alagoas. Neste sábado, 18, será a vez dos sergipanos receberem o petista, que, historicamente, ganha vantagem em relação aos demais concorrentes quando se trata da região Nordeste. A última visita do ex-presidente ao Ceará, onde lidera nas intenções de voto, aconteceu em agosto de 2021. Um novo encontro deve acontecer na segunda rodada de viagens à região.
Bom dia! Hoje estou em Alagoas, para conversar com o povo do estado sobre como vamos juntos trazer de volta a alegria para nosso povo. Vem com a gente e acompanhe pelas nossas redes.
— Lula (@LulaOficial) June 17, 2022
A informação foi apurada pelo OPINIÃO CE junto à articulação nacional da pré-campanha do presidenciável. Após se recuperar da covid-19, o petista está retomando a campanha juntamente com a esposa, a socióloga Janja – que também havia testado positivo para a doença -, e o vice, Geraldo Alckmin (PSB). A primeira parada aconteceu nesta quinta-feira, 17, na capital do Rio Grande do Norte, Natal. Conforme a assessoria, na próxima terça-feira, 21, será debatida, juntamente com a equipe, uma nova rodada de viagens.
A reportagem apurou, ainda, que Lula ainda deseja ir ao estado do Amazonas, fazer uma nova rodada pelo Nordeste e, posteriormente, ir ao Centro Oeste do País, intercalando com agendas em São Paulo e outros estados do Sudeste e Sul.
Lula no Ceará
Na última viagem de Lula ao estado, recanto de Ciro Gomes (PDT), que também disputa a cadeira presidencial, o petista foi recepcionado por lideranças do partido no Ceará, como os presidentes estadual [Conin] e municipal, o deputado estadual Guilherme Sampaio. Também estiveram presentes os deputados federais José Airton, José Guimarães e Luizianne Lins. Na ocasião, o presidenciável conversou sobre a continuidade da parceria entre PDT e PT no Ceará e reforçou, junto a lideranças, o palanque para as eleições de outubro.
Com poucos dias de diferença, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também desembarcou no Estado. Na ocasião, o presidente chegava a sua terceira visita ao Ceará,quando entregou 1.812 unidades habitacionais populares do programa Casa Verde Amarela, nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, ambos no Cariri.