O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Fernando Santana (PT), enalteceu o trabalho do presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), que foi pré-candidato pelo seu partido ao Governo do Estado antes do rompimento da aliança de 16 anos com o PT. Evandro pode vir a disputar uma vaga na Câmara Federal e, com isso, a presidência da Casa seria um caminho encarado como natural ao nome de Fernando, que já preside a maior parte das sessões.
Ao OPINIÃO CE, o petista revelou, durante convenção do Partido dos Trabalhadores no sábado, 30, que telefonou para Evandro para tratar do assunto. “Ele avalia essa circunstância, mas não tomou a decisão. Vamos aguardar”, disse, rasgando elogios ao companheiro de Casa.
“Desejo que o Evandro, o presidente da Assembleia, faça a melhor escolha. A escolha que ele fizer, serei um torcedor. É um homem capaz, um grande presidente da Assembleia, um grande parlamentar e mora no meu coração, tenho honra de ser o seu vice. Como vice-presidente da Assembleia, fui sempre leal a ele. Se ele for estadual e for candidato de novo à presidência [da Casa], tem meu voto e meu apoio por tudo que reconheço nele de grande homem público.”
Evento
Fernando Santana e outras lideranças petistas participaram da convenção que oficializou, com a presença do ex-presidente Lula, as candidaturas de Elmano Freitas ao Governo do Estado e Camilo Santana ao Senado Federal, assim como de candidatos e candidatas aos Legislativos Estadual e Federal pelo PT e demais partidos aliados. “Aqui foi uma emoção muito grande, receber o presidente Lula; o nosso futuro senador, maior liderança desse estado e referência política para o País, o ex-governador Camilo [Santana]; e nosso futuro governador Elmano, que tem a cara do Camilo, a nossa cara, a da Izolda [Cela] e a cara do povo cearense.”
A oficialização da candidatura própria do PT veio após rompimento da aliança de 16 anos com o PDT, de Ciro e Cid Gomes. O partido até então aliado, optou pelo nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, em detrimento da governadora Izolda Cela (sem partido), que tinha o apoio petista. À imprensa, Fernando Santana disse torcer para que Izolda, que anunciou desfiliação do PDT na última semana, apoie Elmano ao Governo do Ceará.
“Tenho essa expectativa. Defendi e continuo defendendo a Izolda. Uma grande mulher, grande governadora. Nos representa em nível nacional como referência. Desejo muito que ela declare apoio ao nosso futuro governador, Elmano.”