A vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Augusta Brito, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quinta-feira, 31, em cerimônia que contou com a presença de parlamentares aliados, lideranças políticas e militantes de movimentos sociais. Com o novo quadro, a sigla chegou ao seu sétimo deputado estadual já na atual legislatura, que deixa o PT como a segunda maior bancada na Casa, atrás apenas do PDT – 14 nomes. Nesta semana, também se filiaram o líder do Governo na AL, deputado Júlio César Filho (ex-Cidadania); e o deputado Nizo Costa (ex-PSB).
Confira os 7 deputados estaduais:
- Acrísio Sena
- Elmano Freitas
- Fernando Santana
- Júlio Cesar Filho
- Moisés Braz
- Augusta Brito
- Nizo Costa
Em discurso no ato de filiação, a deputada Augusta ressaltou a liderança do partido no debate da pauta das mulheres no Legislativo. Nome ligado ao governador Camilo Santana, a parlamentar também falou sobre o trabalho da deputada federal cearense Luizianne Lins (PT), que defende candidatura própria do partido nas eleições para governador, o que gerou um debate com a cúpula do PT que entende como natural um nome do PDT na cabeça de chapa. “Ela [Luizianne] me inspirou muito e muito me inspira pela sua luta. É uma imensa felicidade estar entrando no PT, me agregando à bancada que já existe aqui na Casa para a gente poder verdadeiramente construir a política pública para as mulheres“.
Luizianne esteve presente no evento, mas evitou falar com a imprensa.
Já a deputada estadual Erika Amorim (PSD) destacou a importância de Augusta na luta pela pauta das mulheres. “De 46 deputados, somos apenas cinco mulheres. Esperamos que essa realidade possa mudar já a partir desse próximo ano”, pontuou. “As causas que nós acreditamos são as causas que a Augusta acredita. Nesta semana, vamos começar uma nova etapa e ter a primeira governadora mulher no Ceará. Não temos nenhuma dúvida dos ataques que poderão fazer à companheira Izolda [Cela] e vamos estar aqui para defendê-la“, frisou Elmano, líder da bancada do PT na Casa, em referência à posse da então vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), no sábado, 2.
O presidente estadual do PT no Ceará, Antônio Filho, conhecido como Conin, destacou a continuidade da parceria entre PT e PDT no Ceará e o simbolismo da chegada dos deputados estaduais recém-filiados ao PT, nesta semana. “Esse time dá sustentação a esse projeto e esse time sai fortalecido [com as filiações]. Eles lutam com a mentira, mas nós lutamos com a solidariedade. Não nos intimidação. Estamos construindo uma ampla frente de enfrentamento ao fascismo no Brasil e no Ceará”, elencou, falando da disputa política em níveis estadual e nacional.