Vereadores de Fortaleza acusaram a secretária da Saúde, Socorro Martins, de não os atender sobre demandas tratadas pela pasta. O vereador Adail Jr (PDT), 1º vice-presidente da Câmara de Fortaleza, já havia afirmado que, apesar de ser da base do prefeito Evandro Leitão (PT), fará oposição a Socorro. Na sessão desta quinta-feira (27), ele voltou a falar sobre o assunto após o vereador Luiz Sérgio (PSB) dizer que foi atendido pela secretária três vezes. Correligionário de Adail, o líder do PDT, Luciano Girão, questionou qual o critério para o atendimento às demandas dos parlamentares.
Segundo Adail, ele já não trataria mais sobre o tema. No entanto, com a fala do pessebista, ele voltou a levar o assunto para a tribuna. Acerca do que comentou Luiz Sérgio, o pedetista questionou a data dos encontros e disse que não mentiu ao afirmar que não foi atendido pela secretária. “Diga na tribuna, para eu ter humildade e vir pedir desculpa. Diga a demanda e se ela atendeu”, pontuou Adail.
Ainda conforme o vereador, ele publicou o vídeo em que faz a denúncia no grupo dos vereadores. “Nenhum defendeu”, afirmou. O parlamentar continuou sua fala destacando que, “se a base continuar desse jeito”, ele não vai se calar. Mesmo na base de Evandro, ele levantou o questionamento se alguém estaria orientando os vereadores aliados em seus posicionamentos na Casa do Legislativo e disse que vai pedir a criação de “duas bases”.
“Daqui a pouco eu peço duas bases. Quem apoiou o Evandro e a outra base de quem está apoiando o Evandro no Parlamento, mas apoiou o André Fernandes. Vou para o time de quem apoiou o André Fernandes, não vou ficar aqui desse jeito”, disse ele, que declarou apoio ao petista no segundo turno.
O OPINIÃO CE demandou a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) sobre o tema. A pasta não retornou até a publicação desta matéria.
Já a assessoria do vereador Bruno Mesquita (PSD), líder do Governo municipal na Câmara, respondeu em nota ao OPINIÃO CE que a gestão respeita as prerrogativas do vereador para que ele exponha a sua opinião. “Desde o início, o Governo tem mantido a postura de ter um diálogo aberto com todos os vereadores e com a sociedade”, expõe. A comunicação de Mesquita, no entanto, ressaltou para a situação financeira da Prefeitura. “Recebemos o município em uma situação administrativa ruim, e a resolução de demandas só pode ser realizada dentro das possibilidades do município. Vamos continuar mantendo o diálogo aberto e franco com todos, mas respeitando os limites da administração”, finalizou a nota.
RESPOSTA DE LUIZ SÉRGIO
Em resposta a Adail, Luiz Sérgio subiu à tribuna e dirigiu a palavra ao seu colega de parlamento. “Como vereador experiente da Casa, [o Adail] sabe das nossas prerrogativas e sabe que, quando um secretário não atender aos vereadores, temos a prerrogativa de convocar qualquer secretário para essa Casa”, disse. “Se estão insatisfeitos com a posição de A ou B, convoquem, que nós vamos também participar”, acrescentou.
Ainda em sua fala, o vereador lembrou que a secretária está no começo do mandato. “Tem as suas dificuldades, está arrumando a casa, está sentando na cadeira. A ordem do prefeito Evandro Leitão é de que ela receba, realmente, todos os vereadores. Não importa se seja da base ou oposição”, completou.
“Conte comigo, com o meu apoio. Se quiser ir juntos, um dia a gente vai. Se quisermos convocar a secretária, a gente convoca, para que sejam ouvidos”, finalizou.
Ao fim da fala do parlamentar, Luiz Sérgio e Adail se cumprimentaram e se abraçaram.
