Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Vereadores autorizam crédito de R$ 50 milhões para compra de ônibus elétricos em Fortaleza

Em um primeiro momento, os veículos serão distribuídos nos três terminais de integração: Antônio Bezerra, Papicu e Messejana
Foto: Kaio Machado/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou nesta terça-feira, 19, em discussão única, o projeto de lei ordinária que viabiliza a inserção de ônibus elétricos na frota de transporte público de Fortaleza. A proposta autoriza operação de crédito no valor de até R$ 50 milhões para a aquisição de 19 veículos 100% elétricos, do tipo Padrón 12m, com bateria embarcada e a infraestrutura de recarga, composta por 10 carregadores. Em um primeiro momento, os veículos serão distribuídos nos três terminais de integração: Antônio Bezerra, Papicu e Messejana.

A iniciativa permite a transição da matriz energética do sistema de transporte coletivo, cuja frota hoje é 100% constituída por veículos movidos a diesel, e a adequação do sistema garantindo uma melhor qualidade do ambiente urbano por meio da redução das emissões de gases do efeito-estufa, como CO2, e poluentes associados a problemas respiratórios, como os gases do tipo NOx e materiais particulados em geral.

Durante a reunião da Comissão Conjunta no prazo de apreciação da matéria, os vereadores destacaram a importância da ação. Carlos Mesquita (PDT) frisou que ela faz parte de um esforço da gestão municipal para avançar na agenda ambiental. O vereador Gabriel Aguiar (PSOL), por sua vez, manifestou seu apoio à matéria, ressaltando a importância da política de descarbonização do transporte público.

“Hoje, 44% das emissões dos gases de efeito estufa são provenientes da mobilidade urbana, e com a introdução dos ônibus elétricos, teremos uma redução significativa. Torçamos para que a eletrificação dos ônibus de Fortaleza avance”, afirmou.

[ Mais notícias ]