Sob indicação n° 1246/2022, em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), um projeto autoriza o Poder Público a criar ambulatórios de fisioterapia esportiva na Rede Cuca da Capital. De autoria da vereadora Cláudia Gomes (PSDB), a proposta exige que as clínicas sejam equipadas com os instrumentos necessários à prevenção e tratamento de lesões.
A unidade ambulatorial de fisioterapia esportiva deverá consistir em um espaço físico a ser instituído nos centros urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte. Segundo o texto, a criação dos ambulatórios tem como principais objetivos:
- I – Garantir o acesso à saúde aos praticantes de esporte;
- II – Promover a atuação preventiva e curativa de atletas e praticantes de esportes da Rede Cuca, a ser realizado pelo profissional de fisioterapia;
- III – Planejar a rotina de exercícios para ajudar o atleta a retornar à função pré-lesão no local funcional.
Entre outros propósitos, estão determinar a prescrição de exercícios de forma personalizada para melhorar as restrições de mobilidade; realizar métodos preventivos de lesões e a diagnóstico para atletas por meio de processos de triagens e exercícios; ajudar a alcançar o desempenho atlético de pico; e realizar o acompanhamento do atleta.
A parlamentar, que também é fisioterapeuta, destaca que para alcançar tais alvos é fundamental a atuação de fisioterapeutas esportivos para a recuperação da saúde dos atletas. Na visão dela, ao Cuca – equipamento voltado para prática de atividades – é indispensável que os praticantes tenham um acompanhamento profissional no local.
“Sabemos que muitas pessoas se lesionam durante a prática esportiva, sendo essa pessoa profissional ou não. Por isso, o fisioterapeuta é o profissional indicado para lidar com esses atletas, acompanhando a prática do exercício, ajudando no fortalecimento muscular e também ajudando a aumentar a performance esportiva desses atletas ou praticantes de atividade física. Eu acredito que esse projeto vai trazer muitos benefícios para os frequentadores do equipamento”, destacou a vereadora.
REDE CUCA
Política pública da Prefeitura de Fortaleza e executada por meio da Secretaria Municipal da Juventude, a Rede Cuca objetiva oferecer proteção social e oportunidades às juventudes através de uma série de ações e atividades gratuitas. Atualmente, a Capital conta com cinco Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte que formam a Rede Cuca: Cuca Barra, Cuca Mondubim, Cuca Jangurussu, Cuca José Walter e Cuca Pici.