Voltar ao topo

18 de março de 2025

Vereador propõe criação de Brigada de Defesa Civil nas escolas públicas de Fortaleza

O projeto deverá ser desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Defesa Civil, responsáveis pelo treinamento de professores e funcionários. Dentre as atividades está as simulações de evacuação das unidades escolares
A proposta é de autoria do vereador PP Cell (PSD). Foto: Érika Fonseca/ CMFor

Compartilhar:

O projeto que dispõe sobre a criação de Brigada de Defesa Civil Escolar nas escolas públicas municipais e privadas da Cidade está em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A matéria, de autoria do vereador PP Cell (PSD), encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguardando o parecer do relator.

A proposta, segundo o parlamentar, quer desenvolver uma cultura de prevenção, por meio de simulações de sinistros e outras emergências.

“De fato, nas escolas municipais, que abrigam muitas vezes mais de mil estudantes, verifica-se que não existe nenhuma ação preventiva junto aos estudantes e servidores públicos, visando a educação e o treinamento para o enfrentamento de situações emergenciais, envolvendo sinistros, tais como incêndios, desabamentos ou mesmo a invasão de pessoas desconhecidas que comprometem a segurança, por exemplo. Nesses casos, são procedimentos extremamente importantes para a segurança de todos os ocupantes do estabelecimento de ensino”, frisou o vereador.

SOBRE O PROJETO

A Brigada de Defesa Civil Escolar (BDCE) será composta por representantes da gestão da unidade escolar; dos professores; dos funcionários; dos estudantes, mediante indicação do grêmio estudantil, onde houver, ou Conselho Escolar; da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. A coordenação da BDCE será feita pelo representante da gestão escolar.

O projeto deverá ser desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Defesa Civil, responsáveis pelo treinamento de professores e funcionários. Dentre as atividades está as simulações de evacuação das unidades escolares.

[ Mais notícias ]