O presidente da Câmara de Senador Pompeu, o vereador reeleito Audir Carmo (PSB), foi vítima de injúria racial, nesta quarta-feira (30), durante o programa Passando a Limpo, em que o diretor da Rádio Patú News, Chico do Jeová, disse ao parlamentar que, “se quer aparecer, pinta a cara de goma, você é um pouco escuro aí dá certo”. Em suas redes sociais, Audir reagiu à fala, afirmando que vai procurar a Justiça quanto ao caso, além de afirmar que é “preto, e não escuro”.
“Eu sou preto, não sou escuro não, eu sou preto. Posso dizer isso com o sentimento de entrar e sair onde for, respeitando cada uma das pessoas. Irei tomar todas as providências cabíveis. Vou buscar de forma legal, judicial, que essas autoridades me escutem e entendam que isso não é possível nos dias de hoje. Para que as pessoas possam compreender que, pelo fato de eu chegar onde cheguei, eu não posso de certa forma ser injustiçado”, declarou o vereador Audir.
A afirmação do radialista, que foi feita em tom de crítica, já que o vereador Audir estava cobrando verbas do governo para concluir obras, repercutiu entre outros políticos, como o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro (PSB), que destacou a presença atuante do vereador no Município e lamentou o caso em uma nota de repúdio, divulgada em suas redes sociais.
“Audir é uma liderança respeitada em todo o Município, especialmente na região do São Joaquim. Enquanto alguns se escondem em estúdios com ar-condicionado, ele está ao lado do povo, presente e atuante. Para essas pessoas, eu sugiro: saiam de suas salas fechadas e andem no São Joaquim. Audir sempre foi uma liderança, mesmo antes de ser vereador, e é querido pelo serviço que presta à comunidade. Ele não precisa atacar ninguém para ser valorizado; sua presença é constante, e sua dedicação, reconhecida”, disse o prefeito em suas redes sociais.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Maurício Pinheiro (@mauriciopinheiroj)
Também em nota de repúdio, a Câmara Municipal de Senador Pompeu exigiu “providências imediatas” para resolver o caso, além de solicitar medidas por parte da rádio Patú News para evitar atos como o que ocorreu.
“Consideramos esse ato inaceitável e contrário aos princípios de respeito, dignidade e igualdade que defendemos. O racismo é uma prática abominável que não pode ser tolerada em nossa sociedade. Exigimos providências imediatas para que casos como esse não se repitam e que sejam tomadas medidas para combater o racismo e a discriminação em todas as suas formas. Apelamos à responsabilidade da rádio Patú News e de seus dirigentes para que assumam suas responsabilidades e tomem medidas concretas para evitar que atos como esse sejam repetidos”, exigiu a Câmara.
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Câmara Municipal de Senador Pompeu (@cmsenador)
O deputado estadual Felipe Mota (União Brasil) também lançou nota repudiando a fala do radialista. “Repudio com veemência declarações racistas e preconceituosas dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Senador Pompeu, Audir Carmo. Atitudes como essa ferem nossa democracia e não têm lugar em uma sociedade que preza pela dignidade e igualdade de todos. Racismo e intolerância não”, destacou, em nota.