Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Vendas no comércio cearense variam 0,9% em agosto, diz pesquisa do IBGE

Foto: Nivia Uchoa/Governo do Estado

Compartilhar:

O volume de vendas do comércio varejista no Ceará variou 0,9% em agosto, na comparação com julho, quebrando uma série de três meses consecutivos de taxas negativas. No acumulado de 2022, o varejo registra variação de 5,4%. Já nos últimos 12 meses, o setor acumula queda de -0,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira, 7, pelo IBGE.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em agosto caiu 0,2% frente a julho e -2,4% contra agosto de 2021.

Na comparação interanual, a variação de 2,6%

A PMC de agosto divulgada hoje também mostra que, na comparação com agosto de 2021, o comércio varejista cearense avançou 2,6%. As taxas positivas apareceram em cinco das 10 atividades catalogadas (contando o comércio varejista ampliado). Destaque para Combustíveis e lubrificantes (15,5%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (4,5%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,0%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (18,4%). Os declínios foram observados em Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,1%), Tecidos, vestuário e calçados (-2,8%), Móveis e eletrodomésticos (-4,9%).

[ Mais notícias ]