Na última segunda-feira, 14, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim (sem partido), liderou uma reunião com Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia, agentes de endemias, o presidente da Câmara Municipal, Tanilo Menezes, e o secretário de governo e gestão Guthemberg Holanda. O encontro teve o objetivo de apresentar um projeto de lei que visa a valorização dos profissionais da área de endemias por meio de melhorias na estrutura de carreira. O projeto em questão contempla uma reestruturação do plano de cargos e carreira dos agentes de endemias.
Conforme projeto apresentado por Valim, um dos principais pontos é a alteração no processo de avaliação dos servidores. Sob a nova abordagem, todos os agentes de endemias, independentemente do tipo de trabalho que realizem, serão submetidos a uma avaliação abrangente para determinar promoções na carreira ou progressão funcional. O prefeito Vitor Valim enfatizou a importância da proposta.
“Essa é uma conquista justa para aqueles que trabalham incansavelmente de porta em porta. Esse projeto foi discutido em conjunto com o poder legislativo, executivo e com a categoria. Hoje, estamos encaminhando essa conquista dos agentes de endemias para a Câmara.”
MUDANÇAS
Segundo Valim, a proposta inclui melhorias nas condições de gratificação pela execução de trabalho. Mesmo quando em período de férias, atestado médico ou trabalho interno, os profissionais terão direito a receber uma remuneração adicional. “A porcentagem dessa gratificação será definida segundo o salário-base dos profissionais. Supervisores receberão um complemento de 24%, enquanto agentes de endemias que atuam em campo terão direito a 20%. Aqueles que desempenham funções administrativas receberão uma gratificação adicional de 15%”.
Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia, expressou sua gratidão pela iniciativa: “Prefeito, quero agradecer por essa ação, pois essa era uma demanda antiga dos agentes e o senhor a atendeu. Mais uma promessa de sua campanha está sendo cumprida e nós continuaremos a oferecer um trabalho de excelência para todas as comunidades de nosso município.”
Essa medida se soma a outras ações de valorização dos agentes de endemias em Caucaia. No início deste ano, Valim entregou um novo fardamento completo aos profissionais, composto por calças, coletes, camisas de manga longa, meias, botas, cintos, bonés e bolsas, totalizando mais de 1300 itens distribuídos entre 168 agentes de endemias do Município.