Elmano de Freitas, candidato do PT ao Governo do Ceará, está confiante que poderá sair do primeiro turno, realizado neste domingo, 2, como o primeiro colocado na disputa.
“Eu acompanho como o povo compreendeu a mensagem de que o projeto que tem sido realizado no Ceará da escola em tempo integral, de interiorização da saúde, do investimento na segurança, do objetivo de ter uma nova economia no Ceará que permita ter mais emprego e mais renda para o nosso povo e de que isso tem que avançar no Ceará”, disse na ida ao local de votação, na Escola de Ensino Fundamental Francisco Martins de Moraes, em Caucaia.
Ele chegou à sessão por volta das 12h30, acompanhado da candidata a vice-governadora Jade Romero (PT) e o ex-governador e candidato ao Senado, Camilo Santana (PT).
Nas últimas semanas de campanha, a candidatura do petista ao Palácio da Abolição passou por crescimento notável nas pesquisas de intenção de voto.
A pesquisa Ipec divulgada neste sábado, 1º, apontou ele com 44% das intenções de voto, contra 37% de Capitão Wagner (UB), e 18% de Roberto Cláudio (PDT). Os três são os principais concorrentes na disputa estadual.
No Ipec anterior, do dia 22 de setembro, o petista tinha 27% das intenções. Na primeira sondagem do mesmo instituto, divulgada no dia 9 de setembro, aparecia com 23%.
Elmano ficava atrás de Capitão Wagner, que mantinha a liderança da disputa desde o início da campanha.
“Vai ser muito positivo chegar em 1° lugar no 1° turno. Mas vamos aguardar a urna com muita humildade, se preparar para o 2° turno que eu acho que é muito importante com quem for aprofundarmos o debate, aprofundarmos nossas propostas, que eu acho que é o que o nosso povo espera, um debate de elevado nível”, comentou Elmano neste domingo.
A pesquisa Ipec deste sábado ouviu 1.200 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 54 municípios, com eleitores votantes no estado do Ceará. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-09689/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07303/2022.