Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

Vacinas contra meningite estão com público-alvo estendido na Capital neste primeiro semestre

As vacinas estão disponíveis nos 116 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30
Foto: Eviázio Bezerra/Divulgação

Compartilhar:

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza estendeu o público-alvo para as vacinas que protegem da meningite durante todo o primeiro semestre de 2023. A meningocócica ACWY, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes de 11 e 12 anos, foi ampliada temporariamente, até junho de 2023, para adolescentes de 13 a 17 anos. Já a meningocócica C será aplicada em pessoas com faixa etária máxima de 59 anos, até março de 2023.

As vacinas estão disponíveis nos 116 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. As vacinas estão condicionadas ao prazo de extensão adotado pelo Ministério da Saúde e à disponibilidade de estoque.

Pessoas acima de 60 anos também ser contemplados com a meningocócica C, que protege contra a doença meningocócica do sorogrupo C, em casos especiais como epidemia ou viagem para áreas endêmicas.

A meningite provoca uma infecção nas meninges, membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. Entre os principais sintomas, estão a febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas. A bactéria que transmite a doença (Neisseria Meningitidis, conhecida também como Meningoco) é transmitida por meio de secreções respiratórias, como tosse, espirro e saliva.

Público-alvo da vacina:

Crianças menores de 5 anos (duas doses, aos 3 e 5 meses e um reforço aos 12 meses) **público do calendário de rotina

Crianças de 5 a 10 anos

Trabalhadores dos serviços de saúde em geral

Trabalhadores da educação

Trabalhadores de transporte coletivo

População geral até 59 anos (somente até março/2023)

60 anos em situações especiais (surtos e/ou viagem para áreas endêmicas)

 

As informações são da Prefeitura de Fortaleza.

[ Mais notícias ]