Voltar ao topo

29 de novembro de 2023

Rádio opinião

Vacina contra uma mazela social

Compartilhar:

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A biografia do governador Camilo Santana (PT) vai destacar – e nem há razão para ser diferente – a maior promoção administrativa de militares da história do Estado. Ascenderam profissionalmente nesta semana, de uma só canetada, 82 PMs e 46 bombeiros. A medida pode ser avaliada friamente como funcional, justa e de ordem técnica, mas vai além disso. É que há o lado político.

O Governo acabou abafando, assim, o monólogo da oposição sobre “direitos e prestígio” dos integrantes das corporações. É muito claro que desde 2012, com o motim de PMs comandado pelo hoje deputado federal Wagner Sousa (Podemos), a segurança pública no Ceará foi convertida de tema político em alavanca de votos. A promoção se torna, por assim dizer, vacina contra uma mazela que tem deixado sequelas graves na sociedade.

Quem fez o quê
E a política tem, ainda, outra oportunidade de esclarecer para o cidadão situações, comportamentos e interesses que rondam quarteis, delegacias e entidades profissionais. É a retomada dos trabalhos da CPI do Motim, que apura na Assembleia as responsabilidades pelo ilegal movimento de 2020. É óbvio que isso vai respingar na cena eleitoral, mas é um debate que não pode ser evitado nem adiado.”

Retomada
A Escola Educar Sesc de Fortaleza abriu matrículas para pré-universitário. O curso prepara estudantes para concorrer ao ensino superior, mas é preciso ter concluído o ensino médio ou estar regularmente matriculado a partir do 2º ano. Há 45 vagas e a participação é camarada, com aulas online gratuitas para quem tem o cartão Sesc.

Boa nova
O ex-deputado estadual, ex-deputado federal e ex-vereador de Fortaleza João Alfredo (Psol) está de volta à cena política. Ele, que é advogado e professor universitário, decidiu se candidatar este ano à Câmara federal.

O santo
Neste sábado, 19, é o Dia de São José, padroeiro do Ceará. Que o santo trabalhador irrigue consciências e responsabilidades.

[ Mais notícias ]