Voltar ao topo

18 de abril de 2025

Vacina contra a dengue começa a ser aplicada em 4 municípios nesta segunda-feira (13)

As doses estarão disponíveis em 18 postos de saúde da capital cearense, de segunda a sexta
Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

Compartilhar:

Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga começam a vacinar contra a dengue nesta segunda-feira (13). A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu 42 mil doses do Ministério da Saúde (MS), no último dia 26 de abril. O público-alvo, definido pela pasta federal, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. As quantidades distribuídas variam de acordo com a população de cada município: Fortaleza (38.594 doses), Aquiraz (1.357), Eusébio (1.410) e Itaitinga (1.017). As doses estarão disponíveis em 18 postos de saúde da capital cearense, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30; e aos fins de semana e feriados, em dois postos de saúde, das 8h às 16h30.

O Ceará tem 4.077 casos confirmados de dengue, conforme a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde, consultada pelo OPINIÃO CE na manhã desta segunda-feira. Há 1 óbito confirmado, 12 em investigação, além de 14 casos graves. Os municípios com maiores números de casos são Brejo Santo (1306), Fortaleza (781), Porteiras (270), Tianguá (158) e Caucaia (126).

O imunizante tem proteção de 80%, após o esquema vacinal completo. Em relação às hospitalizações por dengue, a vacina tem eficácia de 90,4% após a segunda dose. Portanto, a incorporação dela no Sistema Único de Saúde (SUS), em conjunto com as demais ações de controle e prevenção, contribui para a redução da incidência da doença e das hospitalizações.

Para efetivar a uminização, a Sesa realizou treinamentos em serviço (sistemas de informação, farmacovigilância e cadeia de frio), além de reuniões técnicas com as coordenações de atenção primária, vigilância epidemiológica e imunização, treinamentos em serviço (sistemas de informação, farmacovigilância e cadeia de frio) e acompanhamento dos fluxos operacionais de cada município. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023.

ESQUEMA VACINAL

O esquema vacinal da dengue é composto por duas doses (D1 e D2), com intervalo de três meses entre elas. Crianças infectadas com a dengue devem aguardar seis meses, após a recuperação, para iniciar o esquema vacinal. Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Contraindicações:

  • Hipersensibilidade à substância ativa;
  • Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação;
  • Pessoas com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida;
  • Grávidas ou lactantes.

[ Mais notícias ]