Evento aberto ao público acontece em conjunto com entidades independentes que estudam, operam ou produzem conhecimento sobre o ambiente marinho
Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
O Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC), encerra neste domingo, 12, a realização da V Semana do Mar (V Semar) com o tema A juventude e o mar na década dos oceanos.
O evento acontece em conjunto com entidades independentes que estudam, operam ou produzem conhecimento sobre o ambiente marinho.
Ocorreu, simultaneamente, nestas quinta-feira, 9, e sexta-feira, 10, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT) o VI Seminário de Ciências Marinhas Tropicais (VI SCMT), tendo como tema Ciências do mar: resistência, resiliência e restauração.
A Semana do Mar foi aberta oficialmente no Iate Clube de Fortaleza. O evento é aberto ao público. Com programação gratuita, a V Semar objetiva oferecer ao público durante os quatro dias palestras com renomados especialistas, além de exposições nas quais serão enfocadas questões relacionando o mar ao esporte, ao meio ambiente, à história, à economia, à segurança, à ciência, à comunicação e à saúde.
Diversas atividades que envolvem lazer e educação ambiental também fazem parte da programação, como vivência de vela, oficina de mergulho, mutirão de limpeza na areia da praia e margens da APA do Estuário do rio Ceará, dentre outras. Lançamento e relançamento de livros e programação artística também estão no programa.
Neste sábado, 11, ocorre a palestra sobre os benefícios da canoagem para o corpo e a mente. Estão na programação velejos e oficinas de mergulho, entre outras atividades.
Como parte da solenidade, aconteceu a palestra Seja influente: nas redes, nos negócios e na vida, com Alex Monteiro, fundador da maior agência de influenciadores digitais da América Latina, a Non Stop, e criador de diversos negócios dentro do ecossistema digital. Houve também a roda de conversa Ordenamento do espaço marítimo: objetivos ambientais, econômicos e sociais para uma economia do mar sustentável e empreendedorismo responsável.
O tema foi apresentado por Ozilea Bezerra Menezes (Labomar/UFC), pelos pesquisadores Francisco Gleidson da Costa Gastão (Labomar/UFC) e Antonio Rodrigues Ximenes Neto (Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial – Lemae/Labomar/UFC); e Heyner Fortunato Costa, da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (Asup-CE), com participação de debatedores convidados de diversas instituições.