Voltar ao topo

23 de julho de 2024

Ceará flexibiliza uso de máscara em locais abertos a partir de segunda (21)

O movimento do Governo do Estado segue o de pelo menos outras 16 unidades federativas.
CMFOR

Compartilhar:

A partir de segunda-feira (21), o uso de máscaras contra a Covid-19 em locais abertos no Ceará deixará de ser obrigatório. A decisão foi tomada em reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia desta sexta-feira (18), que reúne representantes de diversos setores da saúde e da economia. A flexibilização foi comunicada pelas redes sociais com a presença do governador Camilo Santana (PT); do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT); e do secretário da Saúde, Marcos Gadelha. A restrição, contudo, segue valendo para espaços fechados em todo o Estado.

“A partir do momento que ouvimos os nossos especialistas, as equipes médicas, aqueles que nos orientam, o Comitê decidiu desobrigar o uso da máscara em locais abertos em todo o estado do Ceará a partir de segunda-feira (21)”, destacou Camilo.

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana ressaltou que o uso segue recomendado para grupos mais vulneráveis e imunossuprimidos. O movimento do Governo do Estado segue o de pelo menos outras 16 unidades federativas, que já deixaram de exigir o uso do equipamento de proteção pessoal. A transmissão baixa da doença no Ceará e os índices de vacinação foram alguns dos fatores defendidos para possibilitar a mudança. Tanto o governador, como o prefeito Sarto e o titular da Sesa, Marcos Gadelha, reforçaram a necessidade da população tomar a dose de reforço conta a doença.

Confira o anúncio completo:

Em nível municipal, a cidade de Baturité foi a primeira no Estado a adotar uma medida como essa, decisão também tomada em comitê e divulgada hoje (18) pela gestão municipal. “O Comitê analisou todas as estatísticas de Baturité, os índices de letalidade e a taxa de vacinação. O Município se mostra uma referência no combate à COVID em todo o Estado, figurando no pódio dos principais rankings dos indicadores positivos”, disse Hérberlh Mota, prefeito de Baturité.

[ Mais notícias ]